A visão empreendedora de empresários na década de 30 tornou possível a formação do Sindicato de Comerciantes Varejista de Campo Grande, formado por um grupo de pessoas que queria fomentar o desenvolvimento econômico de uma cidade que não tinha o status de capital, mas que já se portava como importante centro do comércio de negócios do sul do Estado de Mato Grosso.

Era 7 de novembro de 1935 e o grupo era formado por Victor Pace – que assumiu a presidência da entidade sindical, Archibaldo Correa, Manoel Jeronymo dos Santos, Angelo Fragelli, Juvenal Alves Correa Filho e Vicente Solari.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, Edison Araújo, os empresários são a garantia de fomento e produtividade neste cenário. “Um sindicato patronal não deve ser reconhecido apenas pela função de defesa da categoria no fechamento das convenções coletivas de trabalho”, defende. “Mudanças na própria Constituição Federal (1988) transformaram essa relação. A atuação tornou-se mais intensa exigindo postura mais profissional das entidades. Entre as demandas atuais, está a intervenção junto às outras instituições que nos representam, junto ao Poder Legislativo que podem ou não atender aos interesses das atividades empresariais. Nosso papel é buscar alternativas e solução, muitas vezes jurídicas.”

Ao longo da história sindical patronal do comércio em Campo Grande, muitos nomes de empresários honrosos se sucederam na defesa dos interesses e do fortalecimento empresarial, pessoas que reconhecem a necessidade de assegurar um período de cooperação para que se promova o desenvolvimento das forças produtivas e a elevação do padrão de vida tanto de trabalhadores quanto de empregados.

Documento que reconheceu a fundação do Sindicato

Por conta do crescimento e diversificação das atividades do comércio, em 1998, foi o Sindicato foi desmembrado em outros sindicatos: Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Alimentícios, Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e Sindicato do Comércio Varejista das Concessionárias de Veículos.

O Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo) abange os empresários do segmento de carne, lojistas (tecidos, vestuário, adorno e acessórios, objetos e arte, louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres), material médico, hospital e científico, calçados, material elétrico e aparelhos eletrodomésticos, veículos (exceto as concessionárias), peças e acessórios para veículos, carvão, lenha, vendedores ambulantes, feirantes, serviços funerários, material ótico, fotográfico e cinematográficos, loja de material de escritório e papelaria, material eletrônico e de informática, jóias, bijouterias, relógios e presentes, comércio de bazar, entre outros correlatos.

Atualmente, o Sindicato é presidido pelo empresário Edison Ferreira de Araújo, que ocupa a cadeira desde abril de 2009. Para ele, “abordar gestão sindical é tratar de representatividade, de união e força empresarial. Em Campo Grande, cidade que tem no comércio sua matriz econômica, é tratar de força produtiva. O setor terciário representa 68,54%  da economia desta capital. São 31.066 empresas dos mais variados segmentos de bens, de serviços e de turismo, que empregam mais de 59,8% dos trabalhadores. Gente que produz, que investe e que aposta no desenvolvimento desta cidade acolhedora e que encara novos desafios.”

Fundadores do Sindicato

Sebastião Vieira D’avila
Divino Eterno de Oliveira
Sinval Perez Zoratto