Após duas quedas seguidas, confiança do empresário volta a subir na Capital

Após duas quedas seguidas, confiança do empresário volta a subir na Capital

Dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que a confiança do empresário de Campo Grande melhorou neste mês de maio. O índice alcançou 141,8 pontos, ante os 135,2 pontos de abril, um aumento de 4,9%. Em relação ao mês de maio de 2021, há um aumento de 26,4%.

Segundo a pesquisa, para 51,4% dos empresários ouvidos a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco e para 59,7%, as condições atuais do setor melhoraram um pouco. Sobre a expectativa para a economia brasileira, 50,3% acreditam que vai melhorar muito e 38,9%, que vai melhorar um pouco. Já em relação à expectativa de contratação de funcionários, a maioria (78,3%) pretende melhorar um pouco e 12,2% devem reduzir um pouco.

Em maio, os três componentes do Icec subiram, com destaque para o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (144,2%), que registrou a maior variação, seguido pelo Índice de Investimento do Empresário do Comércio (107,4%), e com a menor variação, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (84,9%).

“Mesmo ainda vivendo sob as incertezas da economia, o empresário percebeu uma pequena retomada nas vendas, neste início de ano, alavancadas pelas datas sazonais como Páscoa e o Dia das Mães, o que pode ter contribuído para essa percepção mais positiva, assim como o aumento no volume de vendas no varejo”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Confira a pesquisa na íntegra: Icec_maio