Cuidado que é golpe! Receita identifica guia falsa do Simples

A Receita Federal alerta para mais um golpe aplicado em empresas do Simples. Os criminosos enviam por correspondência uma guia que simula um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), na qual é informada uma multa elevada, que pode chegar a 225%, caso a guia não seja quitada.

Segundo a Receita, os golpistas utilizam elementos conhecidos, como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. Mas o golpe pode ser facilmente identificado observando alguns detalhes.

Primeiro, a única opção de pagamento é via Pix. Não há código de barras ou outro meio para quitar o suposto débito. O mais importante, porém, é que ao tentar realizar o pagamento, o sistema direciona para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.

Outro ponto a ser observado é o remetente, que nesse golpe aparece como Simples Nacional.

Veja abaixo como é a guia usada pelos golpistas:

A Receita orienta os contribuintes a verificarem sempre os pagamentos pendentes e dívidas em aberto nos sites oficiais dos órgãos públicos. As dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC ou no Portal do Simples Nacional.

Imagem: Thinkstock

Fonte: Diário do Comércio