Dia dos Namorados vai movimentar o comércio de produtos e serviços, aponta pesquisa do IPF/MS e Sebrae

O comércio de Campo Grande (MS) vai receber o aporte de R$ 73,9 milhões em vendas para o período do Dia dos Namorados, sendo R$ 46 milhões em compras de presentes e R$ 27 milhões em comemorações. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF- MS) e o Sebrae MS, com apoio do Sindivarejo Campo Grande.

“Os empresários precisam investir nessa que é a quarta melhor data de vendas do comércio e é muito importante para vários segmentos, pois ocorre no meio do ano, período de pouco apelo de vendas para o comércio, mas importante para melhorar o fluxo de caixa e ofertar o estoque”, sugere o presidente do Sindivarejo Campo Grande e também do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

De acordo com o levantamento, o gasto médio com presentes será de R$ 209,00 e com as comemorações, de R$ 176,64. “Os percentuais são menores do que o de 2021, mas atribuímos essa redução ao momento econômico atual. O consumidor está com o poder de compra reduzido e, com isso, opta por gastar menos”, afirma a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Roupas, perfumes e cosméticos são as preferências dos casais nas compras de presentes. “A pesquisa mostra que 89,4% dessas compras serão realizadas em lojas físicas, oportunidade para o comerciante atrair e fidelizar a clientela com a variedade dos seus produtos. A maioria, 58,3% dizem que vão pagar à vista com desconto, mostrando que boas oportunidades de negócios podem ser feitas”, diz a economista.

A economista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt, destaca que 52,9% comemorarão o dia em restaurante ou similar, bem como 14,3% vão comprar algo para fazer em casa e, ainda, 7,6% pedirão delivery. “Esse movimento é interessante para o setor de alimentação e é um momento especial para os empresários do setor investirem em cardápios especiais para a data ou mesmo os supermercados já apresentarem uma receita para a ocasião e fazer a divulgação em suas redes sociais ou mailling, atraindo esse público”, afirma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de abril e 11 de maio e pode ser conferida na íntegra, aqui: Dia dos Namorados Campo Grande