Fisco permite negociação de várias dívidas com um único parcelamento

A Receita Federal acabou com o limite para o parcelamento simplificado, que pode ser negociado pela internet. Até então, o limite era de R$ 5 milhões.

A medida consta da Instrução Normativa RFB nº 2.063 de 27 de janeiro de 2022, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 31/01. A Instrução consolida as normas que determinam o parcelamento ordinário, simplificado e para empresas em recuperação judicial.

Outra mudança regulamentada é a possibilidade de o contribuinte  negociar diversos tipos de dívidas tributárias em um único parcelamento.

Até então, cada tributo negociado gerava um parcelamento distinto. Com essa medida, toda a dívida do contribuinte pode ser controlada num único parcelamento, pago num mesmo documento, sendo muito mais simples acompanhar.

Além das novas regras, os sistemas de parcelamento também serão atualizados e centralizados no e-CAC. Essa unificação, segundo a Receita,  será acompanhada da opção de desistência e, portanto, será possível negociar o reparcelamento das dívidas também no e-CAC, não sendo mais necessário protocolar processos manualmente, para grande maioria dos casos.

Débitos declarados na DCTF, DCTFWeb, Declaração de Imposto de Renda e Declaração de ITR, ou lançados por auto de infração serão todos negociados diretamente no e-CAC, na opção “Parcelamento – Solicitar e acompanhar”.

Para débitos declarados em GFIP, a opção segue sendo “Parcelamento Simplificado Previdenciário”.

O Fisco destaca que o estoque de parcelamentos negociados nos sistemas antigos seguirá ativo e o acompanhamento deverá ser feito pelos canais anteriores.

SIMPLES NACIONAL

As regras não se aplicam às dívidas de tributos do Simples Nacional e MEI (declaradas em PGDAS-D ou DASN-SIMEI), que seguem as regras constantes da Resolução CGSN 140/2018.

Fonte: Diário do Comércio

Imagem: Thinkstock