Presença digital: por que sua empresa deve ter

O domínio da internet sobre os meios de comunicação tradicionais determinou que estar fora da internet é estar fora do mercado. A rede mundial de computadores mudou a maneira de se distribuir informação e, consequentemente, os hábitos de consumo de todos nós, também, foram alterados. Então, atualmente, para estar próximo de qualquer público-alvo, é preciso encontrá-lo na web. Hoje você vai aprender a ter presença digital a partir dos seguintes pontos:

– Sites são a porta para presença digital;

– Blogs para ganhar autoridade;

– Desenvolvendo uma estratégia de marketing digital.

– A importância da presença digital

Ter presença digital é mais do que fazer sucesso nas redes sociais. É preciso compreender onde está o público e como se conectar a ele ou, ainda, despertar sua curiosidade. Depois, desenvolve-se o plano de marketing tendo em mente seus potenciais clientes ou parceiros e objetivos.

Esse processo é fundamental para cativar e provocar o público, e o engajamento conquistado com estratégia digital é trunfo para a fidelização e retenção de novos clientes. Agora, você está preparado para buscar soluções e garantir que sua marca seja reconhecida também no universo da web.

Sites são a porta para presença digital

Independentemente do segmento em que se insere seu negócio ou o tamanho do seu empreendimento, é fundamental que seu site indique claramente quais são os problemas que a empresa está disposta a solucionar. Para não gerar dúvidas, se certifique de que a página tenha leitura clara e uso intuitivo – garantindo, assim, usabilidade.

Para isso, lembre-se também de transformar seu site em uma página responsiva, que se adapte às diferentes telas por onde o conteúdo será acessado. Afinal, a última coisa que você quer é que seu cliente tenha uma experiência ruim navegando pelas suas páginas. Além disso, desde 2015, o Google – o maior buscador do mundo – deixou de mostrar, nas buscas pelo celular, páginas que não são responsivas. E, definitivamente, quem não é visto não é lembrado.

É fundamental ter um domínio – a famosa URL ou endereço – de fácil compreensão, simples de ser memorizado e, consequentemente, reproduzido. Assim, você garante a possibilidade de alguém encontrar a sua marca e, em momento oportuno, indicá-la a um potencial cliente ou, ainda, retomar o endereço para concluir uma compra ou buscar por uma resposta.

Além disso, há algumas informações que devem ser incluídas sempre em seu portal. Nunca se esqueça de divulgar o endereço, telefone, e-mail para contato, perfis nas redes sociais e, claro, um setor onde estará descrita a empresa – que pode se chamar “Quem somos”, “Sobre” etc.

Blogs para ganhar autoridade

Agora que já se deixou claro o que a sua empresa faz, é chegado o momento de saber se você tem domínio sobre o produto ou serviço ofertado – a autoridade. Apesar de a aparência contar muito para a primeira impressão, você consegue convencer de que é bom mesmo no que faz com ajuda de conteúdos que você mesmo pode criar dentro do seu blog, que falem com seu público.

Produzindo conteúdo relacionado ao seu consumidor final, você vai ofertar respostas para dúvidas variadas que ele tem. Assim, é possível que você atraia clientes a partir de diferentes necessidades ou contextos.

A chave para atingir esse objetivo é oferecer informações relevantes para quem consome seu produto ou serviço. Dessa maneira a busca no Google por temas relacionados ao seu mercado vai atrair pessoas para a sua página e, possivelmente, gerar negócios que antes você não conseguiria.

Desenvolvendo uma estratégia de marketing digital

Independente do nicho em que se insere o empreendimento, é possível chegar aos clientes, parceiros ou investidores pela internet. Seja pelas redes sociais – como Linkedin, Facebook, Twitter e Instagram – ou pelo tráfego ao portal da sua empresa a partir de marketing de conteúdo.

Não pense, entretanto, que é só sair por aí nas redes publicando hashtags e fotos ou imagens conceituais. É imprescindível uma estratégia sólida de comunicação pautada em um ou mais objetivos claros. Portanto, lembre-se de desenvolver um plano de marketing.

Compreender a atuação dos clientes nas redes sociais é um passo importantíssimo para que tudo dê certo e o processo traga resultados reais. Somente assim será possível se conectar a diferentes clientes ou parceiros: entendendo o que eles buscam.

São objetivos alcançados a partir da presença digital: Aumento de vendas; Retenção de clientes; Reposicionamento da marca; Possibilidade de atendimento virtual aos clientes; Contato direto com demandas do seu público; Feedback constante sobre produtos ou serviços.

Fonte: Terra empresas