Consumidor atual busca serviços de fidelização e proximidade com marcas

O setor varejista está voltando a indicar crescimento ao passo que o consumidor vai retomando seus hábitos de consumo. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, movimentou cerca de R$ 18 bilhões.

Após dois anos em pandemia, os comportamentos de compra foram reinventados e, atualmente, o cliente assumiu uma postura mais consciente, reforçando também a busca por produtos personalizados, alternativas de fidelização e contato com as marcas.

É o que aponta um relatório divulgado pela Webloyaly, empresa do setor de geração de renda adicional para o comércio eletrônico e parte do grupo Tenerity. Produtos e marcas sustentáveis aparecem entre as tendências de consumo para o segundo semestre deste ano. Adeptos às causas ambientais, as gerações mais jovens se tornaram uma força dominante de consumo, influenciando empresas a demonstrarem seu compromisso ambiental.

Fidelização do consumidor

Os resultados evidenciam ainda a preferência do cliente em consumir através de canais digitais, nos quais podem criar relações de proximidade com as lojas e utilizar serviços personalizados. O relatório aponta também o aumento no consumo de produtos de fidelidade vinculados a uma marca ou loja.

De acordo com a ABEMF, Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, 65% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras com marcas que oferecem benefícios em programas de fidelidade. Além disso, 72% indicam para amigos e parentes as marcas e empresas que oferecem vantagens semelhantes.

“A retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação.  Uma das opções para as empresas é o uso de plataformas tecnológicas que desenvolvam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados ao perfil do consumidor”, explica Eduardo Esparza, vice-presidente geral da Tenerity na Espanha e Brasil.

Fonte: Mercado e Consumo

Imagem: Shutterstock