Um novo mercado, um novo profissional

Foi-se o tempo em que aprender uma língua estrangeira, concluir uma pós-graduação e ter um bom emprego eram as garantias de uma vida financeira e socialmente estável. As mudanças organizacionais que foram impactadas com as transformações tecnológicas e novas exigências do mercado e de um novo consumidor obrigam que os profissionais, com carteira assinada ou não, estejam em constante aprendizado. Seja para aproveitá-lo no seu próprio campo de atuação ou mesmo para ter novas oportunidades de carreira.
Para essa necessidade de estudo constante e desenvolvimento de habilidades no decorrer da vida há até um termo: lifelong learning. É um investimento na educação continuada, é ressaltar a importância de lapidar o conhecimento e aumentar o potencial para atender a um mercado cada vez mais exigente de competências.

Um bom profissional, hoje, deve se manter atualizado além da sua área específica, já que ser muito bom apenas em um assunto não significa mais sucesso na carreira, garantia de boas posições hierárquicas nem mesmo sucesso financeiro.
Segundo um ex-CEO da Google, Eric Schmidt, o volume de informações que recebemos hoje é muito maior do que nossos pais ou avós recebiam. A cada dois dias, o volume de dados gerados corresponde ao que criamos do início da civilização até 2003. Só essa velocidade de informações a qual somos submetidos e o que esses dados impactam no nosso dia a dia são suficientes para dar a dimensão da importância de praticar o lifelong learning.

E quando iniciar? O momento é agora. Não importa em qual patamar você esteja na sua carreira, se iniciante ou já em cargo de liderança. Não faz diferença se é empregado ou empreendedor. Não há limitação nesse novo cenário que vivemos. O estudo contínuo deve ser rotina. E tão importante quanto tomar a decisão de estar sempre aprendendo, é não se restringir a guardar a nova habilidade: pratique, reserve um momento para desenvolver essa nova competência, pois só praticando é possível reter o conhecimento e aumentar o repertório. Adotar esse novo conceito é simples: participe de palestras, de seminários, de cursos presenciais, ouça lives, faça cursos.

“Hoje temos uma imensa variedade de opções de como adquirir conhecimento. É importante ver a fonte, saber quem está falando para que esse conhecimento seja seguro e assertivo. Aqui no Senac MS, onde temos tradição e expertise em áreas como gestão, gastronomia, tecnologia, temos uma variedade de cursos presenciais e online, de qualificação e graduação, com metodologia ágil, atual e aderente às novas necessidades do mercado”, explica a diretora de educação profissional, Jordana Duenha. “E há um mercado ávido por profissionais antenados às novas tendências. O importante é estar sempre em atualização, de olho nas novidades que surgem e nas demandas”, exemplifica.

Saiba mais sobre os cursos AQUI