Multas milionárias que serão cobradas a partir do ano que vem são tema de workshop

Grandes escritórios de contabilidade e empresários participaram nesta terça-feira, 13, do Mini Workshop “Panorama 2023: O Ano das Multas Milionárias – Com o que minha empresa deve se preocupar na transição de governo em 2023”, realizado pelo Sindivarejo Campo Grande, Senac MS e Nest Soluções Empresariais.

O objetivo foi tratar, principalmente, das novas regras que vão impactar o segmento. Uma delas refere-se à exigência do SST no e-Social até mesmo para aqueles CNPJs que têm a partir de um funcionário, incluindo os MEIs.

De acordo com o bacharel em Direito pela UFMS; técnico em Marketing, Inovação e Gestão de Projetos e atuou como gestor em B2W Digital, Thiago Moura, que ministrou a palestra, as multas variam por obrigação descumprida ou informação conflitante, com valores que ultrapassam R$ 181 para algumas infrações, afirma.

Outra exigência é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), vigente há dois anos, que precisa de forte ação dos setores jurídico e do de tecnologia da informação. Segundo o palestrante Thiago Moura, a infração de algumas normas pode gerar multas de 2% do último faturamento até R$ 50 milhões por dado infracionado.

“Precisamos estar preparados para o que vem pela frente, conhecer esse cenário para não incorrermos em erros” defende o secretário executivo do Sindivarejo Campo Grande, Sebastião Conceição. “Ter o conhecimento dessas normas e o que é preciso fazer é uma das formas de se evitar prejuízos ou até mesmo a quebra de um negócio”.

O evento foi realizado no Senac Hub Academy, em Campo Grande.