Confiança do empresário do comércio tem novo aumento no mês de novembro

A confiança do comerciante de Campo Grande avançou novamente neste mês de novembro, segundo a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador aumentou 2,2% em relação ao mês anterior, chegando a 124,7 pontos.

Neste mês, dois dos três componentes do Icec subiram, com destaque para o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (12,1%), que registrou a maior variação, seguido pelo Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (0,5%). O único que foi negativo foi o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (-4,6%).

Para 49,6% dos empresários ouvidos na pesquisa, a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco e para 54,1%, as condições atuais do setor melhoraram um pouco. Sobre as condições atuais da empresa, 56% acreditam que melhoraram um pouco e sobre a expectativa para a economia brasileira, 56,3% acreditam que que vai melhorar um pouco. Já em relação à expectativa de contratação de funcionários, a maioria (78,5%) pretende aumentar um pouco e 10,9% devem aumentar muito.

“Percebemos uma variação significativa no Índice de Investimento do Empresário neste mês e isso demonstra uma perspectiva positiva do empresário e também uma percepção de retomada da economia. Já estamos nos aproximando das festividades de fim de ano e isso também influencia nas vendas e na confiança do empresário, já que estamos em um ano muito melhor em relação à pandemia da Covid-19”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Confira a pesquisa na íntegra: Icec_novembro