Escola do empreendedorismo capacita população e incentiva abertura de novos negócios

Com foco em produtividade, a Prefeitura Municipal apresenta a programação para o mês de março, de cursos da Escola de Empreendedorismo, gerenciada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). São mais de 200 vagas gratuitas. A agenda terá início na próxima segunda-feira (7), com dois cursos: Marketing Digital e Higiene e Manipulação de Alimentos.

“Os cursos propõem uma nova experiência de aprendizagem, por meio de programas que apresentam conteúdo modular centrado na ampliação do conhecimento de negócios”, afirma Allan Rios Bezerra, chefe da Divisão de Empreendedorismo da Superintendência de Fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Incubação da Sidagro.

A Escola de Empreendedorismo tem como objetivo promover a troca de experiências entre os professores/ministrantes e os participantes dos cursos, através de práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras da cidadania. Em fevereiro, a Escola realizou cursos de  Higiene e Manipulação de Alimentos e Confecção de Bolsas de Malote.

E quem participou já está comercializando os produtos confeccionados. É o caso da Neuza de Fátima, que já costurava, mas não tinha conhecimento de como trabalhar com lonas. “Uma amiga me chamou para o curso e eu que já faço outras costuras me interessei. O reaproveitamento dos materiais é fundamental e ainda aprendi a trabalhar com esse material”, comenta ela, que estará com as peças expostas no Estande do Drive Thru da Reciclagem, no próximo fim de semana.

Allan lembra que cada malote reaproveitado retira em torno de 400 gramas de resíduos que seriam encaminhados ao aterro sanitário, para um tempo de decomposição de 150 anos. “Além disso, fomenta a economia, onde a matéria prima, após o tratamento, ganha um valor agregado em torno de 150 reais. O curso está atendendo 20 pessoas, e só no período das aulas reaproveitou cerca de 8 kg de material, gerando um valor agregado total que circula de 3 a 10 mil reais em materiais”, finaliza o gerente.

Comitê Gestor – A programação de cursos da Escola de Empreendedorismo da Prefeitura é sugerida e avaliada por um Comitê Gestor, formado por representantes dos seguintes órgãos e entidades públicas e privadas: Sidagro, Funsat, Subjuv, Sebrae/MS, Fiems, Fecomércio/MS, Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Escoex/TCE-MS, CDL/CG, Associação Comercial, OCB/MS, Conselho de Reitores – CRIE/MS, Senar/MS.

O comitê tem reuniões periódicas e, no primeiro encontro após a formação do grupo, foram apresentadas as ações futuras planejadas para a Escola de Empreendedorismo. A proposta é atingir um público de pelo menos 4 mil pessoas no ano de 2022, por meio das ações que abrangem cursos, palestras, treinamentos, workshops, debates, seminários, congressos, conferências e exposições.

A programação de março prevê ainda cursos nas áreas de Empreendedorismo Digital, Marcas de Empresas, Empreendedorismo Inovador, Marketing Digital, Relacionamento Interpessoal e Higiene e Manipulação de Alimentos. Para participar é necessário se inscrever através do Programa Participa CG, acessando o link: http://participa.campogrande.ms.gov.br/

Fonte: CGNotícias