Percentual de famílias endividadas registra novo aumento na Capital

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o percentual de famílias endividadas em Campo Grande teve um novo aumento no mês de abril deste ano, com 65,7%, contra 62,7% em março. É o terceiro aumento seguido do índice.

Em números absolutos, são 207.227 famílias endividadas em abril, seja com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, um aumento de quase 10 mil famílias em relação ao mês de março (197.619). Desse total, 34,5% têm contas em atraso e 14,2% não terão condições de pagar as dívidas. Os muito endividados somam 14,7%, os pouco endividados 27,3%, já os que não possuem dívidas do tipo são 34,3%.

O cartão de crédito continua na liderança como principal fonte de dívidas dos campo-grandenses (56,8%), seguido pelos carnês (27,6%). Financiamento de casa vem logo em seguida (15%) e financiamento de carro (13,3%).

“Ainda estamos vivendo os reflexos da economia durante esse longo período de pandemia. Tudo oscila muito rápido e as consequências de perda ou diminuição de renda percebemos no aumento do endividamento e da inadimplência. Apesar do número de famílias com contas em atraso estar praticamente estável, as que não terão condições de saldar as dívidas aumentou um pouco em relação a março”, explica a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Confira a pesquisa na íntegra: Peic Abril