Vendas no comércio de MS têm aumento de 1,2% no mês de setembro

O  Índice de volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do sul foi 1,2% maior em setembro, quando comparado ao mês de agosto deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação à receita nominal de vendas, o índice foi um pouco maior, 2,7%. Na variação mensal, quando se compara o mês ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 10,6% no volume de vendas.

No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, os índices também são positivos. Na variação acumulada no ano (base igual período do ano anterior), o índice foi de 2,7%, e no acumulado de 12 meses, 1,8%. O índice de volume de vendas é o que realmente aponta se houve melhora no setor, pois demonstra um aumento real de compras, por se referir a unidades físicas. Já a receita nominal pode sofrer influência da inflação, que faz com que ela aumente.

Segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, o resultado é muito significativo para o momento, pois ainda estamos em um período de crise, por conta da pandemia da Covid-19. “É uma reação positiva do comércio, mesmo diante das incertezas do momento e da cautela do consumidor ao ir às compras. Essa variação, mesmo que pequena, ajuda a manter o ritmo de crescimento e reduzir as perdas dos empresários”, explica.