Pesquisas sazonais são ferramentas de gestão para o empresariado

O Sindicato do comércio Varejista de Campo Grande apoia e fomenta as pesquisas sazonais realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF) e Sebrae MS. De acordo com o presidente do Sindivarejo, Edison Araújo, as pesquisas contribuem para que o empresário tome decisões econômicas e de gestão que impactam diretamente no seu negócio. “Com dados em mãos, ele pode avaliar o cenário local e lançar estratégias para determinadas épocas do ano, as que mais movimentam o comércio”, explica.

São seis pesquisas sazonais (Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e para o período do Natal e Ano Novo) realizadas todo ano em 13 municípios do Estado. “Os resultados permitem que ele se planeje, já que as informações constantes nos relatórios permitem ver a faixa etária, expectativa de consumo, prioridades de compra, etc” diz a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

“Avaliamos quanto o consumidor iria investir na compra do presente e quanto ele também pretende investir na comemoração, percebendo a movimentação econômica que terá no município, incluindo supermercados, restaurantes e outros”, explica.

A próxima será referente a pesquisa de intenção de compras para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Segundo o IPF, a pesquisa deve ser divulgada no início do próximo mês.

As pesquisas anteriores podem ser acessadas aqui.