Grupo Focal oferecido pelo IPF é a pesquisa que orienta empresários em estratégias mais assertivas

Discutir cenários e estratégias mais assertivas, apontar alternativas para problemas, resolver uma questão e pensar em inovações para evolução de determinado setor. Esses são alguns dos objetivos do Grupo Focal, um trabalho de pesquisa qualitativo que agora compõe os serviços que o Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF) oferece aos empresários e instituições. O resultado da pesquisa pode colaborar para definição de planos sólidos e eficazes.

A economista do IPF, Daniela Dias, exlica que o Grupo Focal pode contribuir para o segmento de comércio ou serviço, já que a discussão será mais qualificada que uma pesquisa simples. “É diferente de um questionário aplicado porque vamos ter um relatório mais extenso, sobre determinada discussão e até mesmo com uma análise de discurso, ou seja, uma avaliação de como as pessoas reagem durante o debate, seus gestos, a alteração na voz, para entender, ainda mais, sobre aquela problemática que está sendo debatida”.

Participam de um grupo focal convidados estrategicamente capacitados e que já atuam na área. O debate é orientado por um moderador, que vai fomentando o assunto. São necessárias de duas a quatro horas para a pesquisa, além do tempo de decupagem e escrita do material, junto às avaliações, feitos por equipe econômica.

O debate é sempre realizado em um local neutro, longe de escritórios ou ambiente de negócio. “A conversa precisa ser em um lugar descontraído, como um hotel, um café ou uma livraria. A proposta é que o debate aconteça da forma mais natural possível para termos resultados bem verdadeiros”.

Daniela exemplifica em que tipo de situação o grupo focal pode atuar. “Em uma pesquisa do comércio, por exemplo, onde os empresários pretendem saber se é mais vantajoso oferecer um plano de saúde aos funcionários ou um valor adicional no salário”, diz. Outro exemplo seria a tarifação de estacionamento e o impacto no comércio ou mesmo sobre o que o consumidor espera de promoções em datas comemorativas. As oportunidades de se aplicar uma pesquisa através de um grupo focal são inúmeras. “Os resultados podem até requerer novas demandas e estratégias que podem alavancar ainda mais o segmento pesquisado”, finaliza a economista.

E para quem é associado ao Sindivarejo Campo Grande, o IPF oferece descontos especiais. Quer saber mais? Ligue para 3311-4438

Fonte: Com informações Revista Comércio & Cia., publicação da Fecomércio MS