Segurança é reforçada para o período de festas nas áreas de comércio

  • Post Author:
  • Post Category:destaque
Operação Boas Festas teve início na semana passada

Em Campo Grande já está em vigor a Operação Boas Festas, que reforça o policiamento em áreas de comércio no fim de ano. O objetivo é dar mais segurança às comunidades, que ficam envolvidas com as compras e festividades de Natal e Ano Novo.

Segundo a Sejusp, Cerca de 1,3 mil policiais militares estarão empenhados na Operação – parte do efetivo administrativo passa a reforçar o trabalho operacional. “É importante que o Poder Público participe desse momento tão importante para a iniciativa privada, principalmente para o setor de comércio. As ações especiais com foco na redução dos índices criminais, aumento da segurança e bem estar dos sul-mato-grossenses vão ter impacto positivo para o aumento da produtividade do setor, além de serem vitais para a comunidade”, pondera o presidente do Sindicato do Comércio Varejista Campo Grande, Edison Araújo, que também é presidente do Sistema Comércio MS.

Na Capital, o reforço será no Centro e nas principais avenidas dos bairros, como Júlio de Castilho, Manoel da Costa Lima, Raquel de Queiroz, Marquês de Pombal e Bom Pastor. Os locais foram definidos por meio de levantamentos estatísticos realizados pela Polícia Militar, por meio do serviço de inteligência e em consulta às associações. A Operação segue até 8 de janeiro de 2018.

Horário especial – O horário especial do comércio para Natal ficou estabelecido da seguinte maneira: até o dia 16 de dezembro, de segunda a sábado, até às 22 horas; de 18 a 23 de dezembro, de segunda a sábado, até às 22 horas. Nos domingos, 10 e 17, o funcionamento será das 9h às 18 horas.

No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento é permitido até às 18 horas e, no dia 31, véspera do Ano Novo, até às 16 horas, com exceção das lojas em shoppings e centros comerciais que dia 24 funcionam das 9h às 19 horas e no dia 31 das 9h às 18 horas. Nos dias de Natal e Ano Novo os estabelecimentos comerciais não funcionam.

O ato solene de lançamento da Operação Boas Festas foi realizado em Campo Grande, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do prefeito Marcos Trad, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e dos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Waldir Ribeiro Acosta e Esli Ricardo de Lima, respectivamente.

“Nessa época do ano aumenta muito o número de pessoas circulando, principalmente nas áreas do comércio, no centro e nos bairros das cidades. Então, esse reforço é de extrema importância”, avaliou Reinaldo Azambuja.

Conforme o comandante do Policiamento Metropolitano de Campo Grande, coronel Renato Tolentino, a principal característica do policiamento natalino é a prevenção. “Chamamos de ostensividade, para que a população possa perceber, visualizar e em casos de necessidade acionar a polícia”, disse.

Para este ano, além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também terão reforço das operações no período de Natal e Ano novo, com ações integradas de segurança.

Crédito foto: Sejusp MS