Segunda parcela da Contribuição Confederativa vence em setembro

Saiba por que é importante contribuir com o seu Sindicato

A Contribuição Confederativa da representação sindical empresarial tem o objetivo de subsidiar os sindicatos, na defesa dos interesses dos empresários assegurando a representatividade do setor terciário por meio de suas ações junto ao legislativo nacional, estadual, municipal e ao executivo nas tomadas de decisões administrativas, regulamentares e aos órgãos da justiça que possuem autoridade jurídica e disciplinar.

Com a alteração da Lei 13.467/17 – que rege as relações de trabalho – este apoio passou a ser facultativo, tanto aos empresários quanto aos que exercem atividade laboral. Mesmo com a redução dos recursos repassados, continuamos a exercer as mesmas ações de representatividade e de defesa de interesses, e sendo cada vez mais assertivos quanto aos acordos de Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) que passaram a ter força de lei. Cabe aos sindicatos intermediar reuniões, apresentar dados sobre o comércio, índices de inflação, estatísticas e agir juridicamente até ser firmada a CCT.

O Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande tem este papel para o setor terciário do Estado, que envolve as atividades ligadas ao comércio do varejo de diversos produtos e segmentos.

As relações entre empresários e trabalhadores passaram a ter outro estreitamento quanto a jornada de trabalho, acordos individuais e pactos que, hoje, necessitam, por orientação da entidade empresarial, de um acompanhamento e assessoria jurídica específica para analisar cada caso.

Conheça o Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul – Fecomércio-MS

Fecomércio-MS – É a entidade de representação sindical e política de seus representados em âmbito nacional, estadual e municipal. A sua atuação busca integração com a sociedade, formando parcerias empresariais, visando o lado econômico e o social.

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS)

Fornece dados e informações econômicas com o objetivo de auxiliar o empresário em suas tomadas de decisões. Acompanhamento das vendas, de índices de confiança do empresário, índices de endividamento das famílias, intensões de compras para datas comemorativas e consolidação de dados pós-vendas, são algumas das atividades exercidas pela equipe do IPF.

Sesc

Serviço Social do Comércio tem a finalidade de promover bem-estar social, desenvolvimento cultural e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, de suas famílias e de toda comunidade, por meio de ações esportivas, de alimentação e cuidados com a saúde. Com 13 unidades em Mato Grosso do Sul, o Sesc possui unidades de atendimento voltado aos trabalhadores e aos empresários do comércio.

Senac

Participa nas ações de formação e qualificação profissional ligadas ao Comércio, Gestão, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Saúde e Informática. São 10 unidades no Estado, dedicadas ao ensino profissionalizante e de capacitação continuada.