56% dos consumidores brasileiros pretendem usar app para pagamentos

2019 pode ser o ano em que o pagamento digital entrará oficialmente para o dia a dia dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de transformação digital. Segundo os dados, 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos durante este ano. Essa é uma forte tendência em toda a América Latina. Na Argentina, 53,8% dos consumidores também pretendem testar algum meio virtual de pagamentos; no Chile, o porcentual é de 63% e na Colômbia, 67,8%. Peru (72,7%) e República Dominicana (74,4%) são os destaques nesse sentido.
Atualmente, 27,2% dos consumidores brasileiros declaram usar aplicativos como meio de pagamento em estabelecimentos comerciais e 19,3% afirmam usar soluções online para pagamentos P2P.
A força dos cartões
Como aponta a empresa, o espaço para o pagamento digital crescer existe e o mercado abriga grandes oportunidades. No entanto, o maior desafio é superar a confiança que o brasileiro credita aos cartões de débito e crédito.
No cenário latino-americano, o Brasil lidera a frequência de compra com cartões de crédito: 81,6% dos consumidores afirmam usar esse meio “sempre” ou “quase sempre”.
O potencial está online
É possível que o caminho de crescimento para o pagamento digital seja via compras online. Além dos países latino-americanos, a amostra da Minsait também analisa dados de Portugal, Espanha, México e República Dominicana. Nesse quadro, o país concentra a terceira maior proporção de compradores online: 94%.
A confiança neste canal também é alta. Cerca de 62,7% dos entrevistados brasileiros considera o ambiente online totalmente ou bastante seguro para compras.

Fonte: Revista No Varejo