Em 2019, a Páscoa será celebrada no dia 21 de abril. Parece que ainda está longe? É melhor já ir se preparando. Se você é dono de negócio, use o tempo a seu favor e comece a pensar em estratégias para aumentar as vendas nessa época do ano.
A seguir, confira as dicas de Adriano Campos, consultor do Sebrae-SP e inspire-se:
Entre no clima
Crie novos produtos ou serviços
Essa dica é válida principalmente para quem atua no ramo da alimentação, mas nada impede que você seja criativo e pense em produtos ou serviços especiais para a páscoa dentro do universo do seu negócio.
Para as docerias se diferenciarem da concorrência, vale apostar em combinações inusitadas de sabores, cores e formatos. Se fizer sentido para o seu negócio, procure também atender a públicos específicos, como pessoas intolerantes a lactose, veganos e diabéticos, por exemplo.
Capriche na embalagem
Como a Páscoa é uma época de presentear familiares e amigos, a embalagem costuma ser um fator importante para o cliente. Por isso, capriche no embrulho e divulgue isso. Vale adicionar um cartão de presente como brinde ou algum detalhe que mostre que aquele é um item especial.
Ofereça amostras e degustações
Crie combos ou kits
Uma boa forma de estimular as vendas é criar kits de presentes que facilitem a vida dos clientes que deixam as compras para a última hora. Essas combinações costumam agradar e ter boa saída.
Serviços antecipados
Há quem consiga lucrar com a Páscoa bem antes da data. É o caso de quem aceita encomendas ou oferece cursos e oficinas temáticas (como produzir ovos, trufas e bombons), por exemplo. Pense no caso do seu negócio e imagine se alguma ação do tipo pode fazer sentido.
Capriche nas redes sociais
Fotos e vídeos bem feitos e boas descrições dos produtos ajudam muito a alavancar as vendas. Que tal usar as redes sociais para mostrar também os bastidores da produção aos clientes?
Divulgue depoimentos de consumidores
Exponha aos novos clientes a opinião de quem já é consumidor de sua marca. Depoimentos positivos costumam levar novas pessoas a comprar também.
Pense em promoções
Elas têm muito apelo junto aos clientes e podem ser feitas mesmo em negócios que não têm a ver com alimentação. A promoção é uma boa forma de comunicar ao consumidor que ele não precisa presentear apenas com chocolate.
Garanta entrega rápida
Essa dica vale especialmente para as compras de última hora. Quando você consegue entregar seu produto em pouco tempo, os consumidores que estão com urgência recorrem a você.
Fonte: Revista PEGN