ICEC atinge maior índice da série histórica desde início do levantamento, 2010

ICEC atinge maior índice da série histórica desde início do levantamento, 2010

  • Post Author:
  • Post Category:destaque

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou a bater um novo recorde histórico em março, atingindo 141,5 pontos, esse é o maior índice da Série Histórica que se iniciou em março de 2010.

Na comparação com fevereiro – quando o índice atingiu 137,5 – o aumento foi de 16% e, quando comparado ao mesmo período do ano passado, em se alcançou 121,8 pontos, observa-se um crescimento de 16,2%.

Alguns fatores ajudam a explicar o comportamento otimista. Dados da CNC já tem revelado melhora da intenção de consumo e das expectativas da economia, negócios e comércio de alguns meses para cá, elevando a intenção de consumo para uma zona positiva. “Com isso, pode-se dizer que se trata de um momento em que a intenção tende a se transformar mais facilmente em consumo efetivo e, de fato, alguns empresários têm relatado melhora nas vendas. Logo a confiança do empresário também melhorou, investindo mais em mão-de-obra, fazendo com que houvesse mais admissões que demissões em fevereiro deste ano, conforme o CAGED apurou”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias. “

Ainda segundo o ICEC, na percepção de 51,8% dos empresários as condições do setor “melhoraram um pouco”, principalmente entre os que têm mais de 50 empregados e, para 58% as expectativas sobre a economia brasileira “melhoraram muito”.

No que se refere a contratação de funcionários, para 82,2% dos empresários haverá aumento no quadro de funcionários, 61% também afirmaram que farão outros tipos de investimentos.

Fonte: Fecomércio MS/IPF MS

Confira a pesquisa completa aqui