Confiança do empresário do comércio atinge marca de período pré-pandemia

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) mantém a tendência de crescimento registrada desde o mês passado e continua na zona positiva em outubro chegando a 115,1, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizada em Campo Grande. O indicador é maior que o de abril deste ano, quando foi registrado 114,8 e é 14% menor que o de outubro de 2019 onde ficou em 134 pontos.

“São perspectivas boas para o consumo, pois devemos lembrar que o ICEC é um indicador que antecede as vendas do comércio, a partir do ponto de vida dos empresários.  Se a percepção atual está melhorando – no auge da pandemia esteve em 72,6, no mês de junho – é um apontamento que o cenário econômico tende a melhorar”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF/MS), Daniela Dias.

De acordo com a pesquisa, a expectativa com a economia é positiva para 82,8% dos empresários e, especificamente para o comércio, segundo 86,3% dos entrevistados.

O otimismo também quanto aos próprios negócios, segundo 89,9 % dos entrevistados. E, há perspectiva de contratação nos próximos meses para 58,2%.

“A proximidade das festas de fim de ano, período de maior movimento para o comércio pode estar contribuindo para esse otimismo”, conta Daniela.

Confira a pesquisa na íntegra: icec out