Autorizada prorrogação da jornada dos comerciários em dezembro e categoria tem novo piso salarial na Capital

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) fecharam acordo sobre o horário de prorrogação do comércio no mês de dezembro de 2020 e também o novo piso da categoria, que vale de novembro deste ano até outubro de 2021.

Dia 05/12 – até 20 h

De 07/12 a 23/12 – até 22 h

24/12 – até 18h

31/12 – até 16h

Dias 06, 13 e 20 – das 9h às 18h

A exceção fica por conta das lojas de shopping centers e as localizadas em centros comerciais como hipercenters, que no dia 24/12 podem abrir as portas das 9h às 19h.

“Também foi definido que o colaborador que trabalhar aos domingos deve compensar o dia de serviço na semana subsequente”, alerta o gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo.

Com relação às horas extras, fica definido até duas horas diárias com 65% sobre remuneração normal e, nos casos previstos no art. 61 da Consolidação das Leis Trabalhistas (necessidade imperiosa, em face de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto), o percentual deve ser de 95% do valor da hora normal.

Reajuste salarial – Os novos valores do salário do comércio ficaram assim estabelecido:

Empregados em geral – R$ 1.276,00

Comissionados                 R$ 1.411,00

Auxiliar do Comércio      R$ 1.157,00

Office boy e serviços gerais R$ 1.151,00

O documento também inclui cláusula de plano de assistência odontológica mediante adesão dos empregados.

Confira o documento completo: MESA-REDONDA-CAMPO-GRANDE-2020.2021