Índice de endividamento dos campo-grandenses volta a subir em fevereiro

Índice de endividamento dos campo-grandenses volta a subir em fevereiro

  • Post Author:
  • Post Category:destaque

O índice de famílias endividadas em Campo Grande voltou a subir no mês de fevereiro deste ano, após três quedas consecutivas, registrando o número de 59,3% de endividados na Capital, contra 57,8% no mês de janeiro. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os endividados com contas em atraso correspondem a 32,7% dos entrevistados e os que não terão condições de pagar as dívidas somam 11,7%. O cartão de crédito se mantém no topo entre os principais meios de endividamento, citado por 68,3% dos entrevistados, seguido pelos carnês (27,3%), financiamento de casa (11,5%), financiamento de carro (11,4%) e crédito pessoal (5%).

“O que podemos perceber é que em relação ao nível de endividamento, a maioria (25,2%) diz estar pouco endividada, seguido pelos que afirmam estar mais ou menos endividados (19,6%), o que reflete os cuidados do consumidor com o comprometimento financeiro, apesar do endividamento. Percebemos também uma redução muito significativa do uso do cheque especial e do crédito consignado, o que também demonstra esse cuidado no controle das finanças, o que é positivo”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Daniela Dias.

Confira o estudo na íntegra: Peic_Fevereiro