Confiança do empresário do comércio da Capital volta a subir em março

Dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que a confiança do empresário de Campo Grande melhorou neste mês de março. O índice alcançou 124,5 pontos, ante os 123,2 pontos de fevereiro, um aumento de 1,1%. Em relação ao mês de março de 2020, há uma redução de -8,8%.

Segundo a pesquisa, para 40,9% dos empresários ouvidos a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco e para 53,4%, as condições atuais do setor melhoraram um pouco. Sobre a expectativa da economia brasileira, 56,8% acreditam que vai melhorar um pouco e 31,1%, que vai melhorar muito. Já em relação à expectativa de contratação de funcionários, a maioria (68,7%) pretende melhorar um pouco e 21,3% devem reduzir um pouco.

Em março, os três componentes do Icec subiram, com destaque para o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (2,3%), que registrou a maior variação, seguido pelo Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (1,1%), e com menor variação o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (0,3%).

“Mesmo ainda vivendo sob as incertezas da epidemia, o empresário percebeu uma pequena retomada nas vendas, neste início de ano, o que pode ter contribuído para essa percepção mais positiva. Mas ainda estamos em um momento delicado da economia, com números crescentes de contaminação e, agora, novas medidas de restrição do comércio, o que pode impactar os índices nos próximos meses”, alerta a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

O Índice é um indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações do setor, do ponto de vista do empresário. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do Icec de março/2021 foram coletados nos últimos dez dias do mês de fevereiro/2021.

Confira a pesquisa na íntegra: Icec_Março