Pautas construtivas para o comércio marcaram o Congresso de Sindicatos Empresariais

Pautas construtivas para o comércio marcaram o Congresso de Sindicatos Empresariais

  • Post Author:
  • Post Category:destaque

Foram três dias de trabalho em seis salas simultâneas onde foram discutidos temas como trabalho, economia, gestão e comércio com representantes sindicais empresariais de todo País. O 36º. Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) foi realizado em Bento Gonçalves (RS) entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro e reuniu mais de mil participantes de 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

De Mato Grosso do Sul, uma comitiva formada por lideranças do Sistema Comércio MS e presidentes de Sindicatos empresariais do Comércio tiveram a oportunidade de discutir o varejo em uma agenda técnica de palestras, painéis, talk show, comissões temáticas e oficinas, comandadas por 18 especialistas, como o ministro Onyx Lorenzoni e o empreendedor José Galló. Entre os assuntos, destaque para a necessidade da modernização e unicidade sindical, respeitando as regionalidades, e o otimismo econômico diante de um cenário de retomada.

Para o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, “discutir o cenário produtivo em um momento tão peculiar da economia é importante para unirmos esforços. Ficou claro a necessidade da modernização e unicidade sindical, do fortalecimento das nossas pautas, respeitando as regionalidades, as características e demandas de cada região”.

O secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, Sebastião Conceição, também fez parte da comitiva.  Para ele, a participação no Congresso é importante para reciclagem e atualização e, nesta edição, as palestras e oficinas sobre gestão, negociações coletivas do trabalho pós-pandemia e reorganização trouxeram bons esclarecimentos. “Neste cenário atual é preciso termos um único alinhamento, discutir a real situação do varejo e elaborar parcerias estratégicas entre governo, classe empresarial e a sociedade. Acredito que todos saímos mais fortes e com grandes responsabilidades desse encontro”.

 

Fotos: Divulgação