Comércio se prepara para os feriados deste mês

O mês de abril tem dois feriados e, segundo a Fecomércio MS, o setor tem regras já estipuladas nas convenções trabalhistas sobre o funcionamento.

De acordo com o gerente de relações sindicais, Fernando Camilo, no próximo dia 15 de abril (sexta-feira Santa), as lojas estarão fechadas em Campo Grande. “No entanto, o feriado do dia 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira (mais conhecido como Dia de Tiradentes), é facultado o trabalho”, explica. “Porém, as empresas que quiserem abrir devem comunicar por escrito, com até cinco dias de antecedência, o sindicato dos trabalhadores, com protocolo e pagamento de R$ 18,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e as empresas contribuintes a esse sindicato”.

Supermercados – De acordo com a Convenção Trabalhista do Sindicato dos Supermercados (Sindsuper) o funcionamento será normal. Nos demais municípios, é preciso seguir as regras de cada convenção coletiva.