Serviços digitais da Prefeitura de Campo Grande agora podem ser acessados através da autenticação gov.br

Impulsionar a transformação digital de serviços estratégicos para simplificar a vida dos cidadãos e reduzir a burocracia é um dos focos da Prefeitura Municipal de Campo Grande.  Por isso, a Prefeitura aderiu à plataforma GOV.BR (Rede Nacional de Governo Digital), para utilização do serviço de autenticação e de assinatura eletrônica.

A plataforma trata da identificação do cidadão em meios digitais, através de várias funcionalidades, atributos e serviços que utilizam dados biométricos para identificar uma pessoa, de forma única e segura.

Campo Grande foi a segunda Capital a aderir à plataforma GOV.BR, quando no início de 2020, o diretor-presidente da AGETEC (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Cardoso, foi à Brasília (DF) para oficializar a adesão do Município ao Programa de Transformação Digital do Governo Federal (Rede GOV.BR).

Para o diretor-presidente da AGETEC, a adesão foi pensando na segurança e comodidade do munícipe. “A Prefeitura quer cada vez mais que o cidadão tenha acesso aos serviços digitais oferecidos pelo município e a possibilidade de acessá-los através da autenticação pelo GOV.BR faz parte dessa estratégia, ampliar os canais de acesso com segurança”, explica.

Atualmente, os serviços digitais de Prefeitura Municipal, tais como Portal da Certidões, Alvará Imediato, Refis Online, Conecta Campo Grande, CCZ – Castração de Felinos e Matrícula Online, estão sendo autenticados pela plataforma. Uma conquista que poucas prefeituras têm pela exigência nos quesitos de segurança e tecnologia que o Governo Federal estabelece para o uso da funcionalidade.

Evolução e qualidade que para a Prefeita Adriane Lopes é essencial. “Nossa gestão sempre prezou pela qualidade dos serviços prestados ao cidadão e a cada ano, estamos evoluindo para oferecer ainda mais serviços que agilizam a vida do campo-grandense. Por isso a tecnologia é uma das ferramentas que mais contribui para essa evolução”.

Como funciona

Quem for cadastrado no GOV.BR (feita para quem tem acesso à Carteira Digital de Trânsito, E-social, Carteira Digital de Trabalho e Aplicativo ConecteSUS, por exemplo), pode usar seu login e senha para entrar nos sistemas da PREFCG que estão conectados à Plataforma Federal.

Para aqueles que já tem cadastro no site da PREFCG mas deseja fazer o login com o usuário da Plataforma GOV.BR, receberá um e-mail para autorizar a vinculação entre Governo Federal e Prefeitura Municipal. Com a autorização realizada, a escolha da forma de autenticação a ser utilizada nos serviços online oferecidos pela Prefeitura de Campo Grande será do munícipe/servidor.

Integração e transformação digital que facilita o cotidiano da população no acesso dos serviços digitais do município.

FOnte: PMCG