Programa ‘Brasil pra Elas’ é lançado em Campo Grande com apoio da CNC e sistema Comércio de MS

Foi lançado neste sábado (21), em Campo Grande (MS), o programa “Brasil Pra Elas”, realizado em parceria por diversas instituições, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Sistema Comércio MS, e o governo federal, e que vai oferecer capacitação gratuita a mulheres que querem empreender. O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais.

Representando a CNC, o assessor de Relações Institucionais, Antônio Henrique Borges, destacou a importância do programa que, segundo ele, chega em um momento oportuno e crucial de transformações do mundo do trabalho. “Estima-se hoje que 45% dos lares brasileiros têm na mulher o principal responsável pelo seu sustento. E como garantir o sustento de sua família num mundo em constante mudança? A educação para o trabalho e para o empreendedorismo é, sem dúvida, um importante caminho. Atuando nas três modalidades da educação profissional, 67,8% das matrículas concluídas nos cursos do Senac em 2021 foram destinadas ao público feminino. Cerca de 558 mil mulheres receberam algum tipo de formação para o trabalho no Senac, somente no ano passado. Nesse contexto, comprova-se o potencial feminino e como a educação profissional e empreendedora é um instrumento capaz de promover transformações nas vidas das brasileiras”, diz.

Ainda segundo Borges, a capilaridade do Senac é um grande diferencial na parceria com o programa, conseguindo chegar às regiões mais remotas do Brasil. “O Senac, presente em todo o Brasil, é um agente fundamental para disseminar essa cultura e estímulo ao empreendedorismo; e projetos como o ‘Brasil pra Elas’ demonstra um esforço para construir uma nação sem barreiras sociais e culturais, uma nação onde homens e mulheres podem modelar juntos uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

A capital do Mato Grosso do Sul foi a primeira de cerca de dez cidades que devem receber cursos, capacitações, ofertas de crédito e palestras até o fim de junho. A proposta, de acordo com a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, é encorajar e dar apoio para que mulheres comecem uma atividade profissional.

“A gente quer dar não só assistência social para essas mulheres cuidarem das famílias, mas também dar apoio pra que elas comecem a ter a própria renda e cuidem dos filhos e de si mesmas com renda própria, com atividade própria”, explicou.

O evento – A abertura oficial do evento foi realizada na Associação de Moradores da Coophavila II (Av. Marinha, 725), local onde o evento segue durante todo o dia. A caravana engloba uma série de ações para possibilitar que mulheres com baixo poder econômico deem o primeiro passo em direção à independência financeira, por meio do empreendedorismo, com inclusão financeira e tecnológica.

Realizado pelos ministérios da Economia e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a participação de diversas entidades, em Mato Grosso do Sul o programa é coordenado pelo Sebrae MS e conta com a participação da Fecomércio MS e do Senac MS, além de outras instituições do Sistema S.

Para o relações institucionais do Senac MS, Reginaldo Lima, o Sistema Comércio – Sesc, Senac e Fecomércio sempre acreditou no protagonismo dos brasileiros e no seu empreendedorismo, em especial o das mulheres que são responsáveis pelo sustento e/ou complementação da renda de milhares de lares. “Participar dessa ação com mais de 900 cursos, reforça nosso compromisso com a retomada da economia e com a sustentabilidade”, diz.

O Senac MS participou do evento com dois workshops, um sobre dicas de maquiagem e outro sobre design de sobrancelha, com duas turmas cada. Além de oferecer 930 vagas gratuitas em vários cursos de qualificação profissional nas áreas da beleza, gastronomia, marketing, empreendedorismo, tecnologia da informação, entre outros. As mulheres que demonstrarem interesse nos cursos, posteriormente, serão contatadas para confirmação desse interesse e, aí sim, realização de matrícula.

Entre os cursos disponíveis, 29 no total, tem a opção de assistente administrativo, auxiliar de cozinha, técnicas de confeitaria, barbeiro, cabeleireiro, ferramentas de marketing digital, programador web, administrar de redes, entre outros. São cursos variados, com carga horária que variam entre 10h e 240 horas/aula.