Sete tendências globais de comércio eletrônico a serem observadas

Sete tendências globais de comércio eletrônico a serem observadas

O comércio eletrônico está agora em alta velocidade, e acelerando a mudança para as compras online. Hoje, o e-commerce impulsiona o crescimento do varejo, e a China lidera com 10 trilhões de yuans (1,57 trilhão de dólares) gastos online em 2021. E as vendas online ultrapassaram rapidamente o offline em dois dígitos em muitos países da Europa, Oriente Médio e América Latina (Nielsen).

O futuro do comércio eletrônico é sem atrito, experimental, e em todos os lugares.

Digitalização do comércio 

Os fluxos globais de bens, serviços e dinheiro têm sustentado historicamente o desenvolvimento econômico e social. Esses fluxos foram transportados de muitas maneiras: em navios através dos oceanos, em carruagens em estradas antigas, em caminhões em estradas pavimentadas e em aviões de carga. No século 21, os fluxos globais são cada vez mais transportados por pacotes de informações digitais que fluem através de cabos de fibra ótica.

Online, o canal de conveniência

Transcendendo fronteiras e distâncias, o comércio eletrônico digitalizou o mundo em uma única plataforma que oferece uma ampla seleção e extrema conveniência para os clientes.

Resiliência da cadeia de suprimentos

O impacto que a pandemia de Covid-19 causou nas cadeias de suprimentos foi uma grande interrupção. Durante décadas, os principais recursos do gerenciamento da cadeia de suprimentos foram:

  • Globalização
  • Fornecimento de baixo custo
  • Estoque mínimo
  • Um ambiente moldado pelo “novo normal”

Outra mudança no comportamento do consumidor – dessa vez, que afetará todas as gerações atualmente vivas – certamente afetará o mundo do comércio eletrônico como resultado da Covid-19.

Nossas casas se tornaram nossos escritórios e espaços de entretenimento, e a interação humana e o toque estão diminuindo. É um momento de tensões extremas – do fragmentado ao unido, do digital ao físico, da realidade à fantasia, da individualidade à homogeneidade (Dazed Media).

Disponibilidade em vários canais

Outra tendência no comércio eletrônico é o aumento da disponibilidade dos varejistas em vários canais. Em vez de vender exclusivamente por meio de um site dedicado à marca, as empresas estão expandindo seus canais de vendas para incluir sites como Amazon, Magalu, Facebook e Mercado Livre.

Simplicidade do checkout

A simplicidade do checkout é uma grande tendência no comércio eletrônico este ano. Os compradores geralmente abandonam seus carrinhos depois de perceber que o processo de checkout é longo e complicado.

Implementação da tecnologia 4G e 5G

Espera-se que a implementação da tecnologia 4G e 5G para fins de conectividade tenha um impacto positivo no crescimento do mercado, pois fornece uma experiência ininterrupta e contínua ao usuário. Além disso, a adoção de smartphones está ganhando força em um ritmo significativo, aumentando assim a exposição das compras online para o cliente. Portanto, o crescente uso de smartphones é projetado para impulsionar o crescimento do mercado.

Fonte e foto: e-commerce Brasil

Deixe um comentário