MS tem recorde na abertura de novas empresas em agosto

Mato Grosso do Sul teve recorde na abertura de empresas para o mês de agosto. Segundo a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) foram 926 novos empreendimentos no mês passado, número recorde desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 2000. No montante não está incluso os MEIs (Micro Empreendedor Individual).

O total acumulado de abertura de empresas de janeiro até agosto também é recorde, com 6.610 novos negócios. Em março foi 913; maio (847), junho (909) e julho (938). Esses foram números recordes na série histórica.

Deste total de acumulado, 4.250 utilizaram o sistema de registro automático, sendo 64,32% do total.

O presidente da Jucems, Augusto Castro, cita o desempenho como o principal responsável pelo resultado. “O desempenho crescente e consistente nas aberturas de empresas são o resultado da confiança dos empreendedores sul-mato-grossenses no ambiente de negócios, proporcionado pelas condições positivas geradas pela base econômica do Estado, que é o agronegócio, e pelo processo de modernização e inovação tecnológica implantado pela Jucems”, afirmou.

Setores – O setor de Serviços corresponde por 67,17% do total das empresas abertas em agosto, registrando 622. O Comércio, com 263 novas firmas, representa 28,4%; e a Indústria 4,43%, com 41 empresas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o ambiente favorável na economia é reflexo das medidas adotadas pelo governo do Estado. “Mato Grosso do Sul tem demonstrado vigor na economia, firmando-se no grupo dos dez melhores estados para investir. Esse ambiente foi construído com ações afirmativas, sinalizando ao empresariado que existe solidez, oportunidades e apoio do poder público para garantir o crescimento sustentável do Estado. A modernização tanto da Junta Comercial quanto dos processos de licenciamento ambiental surpreende de forma positiva os investidores que procuram o Estado”, pontuou.

Abertura de empresas – Segundo o último boletim do Mapa de Empresas, divulgado em agosto pelo Ministério da Economia, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil (registro + viabilidade) é de 23 horas.  “Mato Grosso do Sul realiza esse serviço em 22 horas, ou seja, já estamos abaixo da média nacional, e ainda vamos reduzir mais esse tempo com a implantação do projeto Balcão Único”, completou.

Esse projeto consiste em um sistema de entrada única dos empreendimentos considerados de baixo risco de atividade, incluindo o trâmite de abertura e a liberação das licenças municipais e estaduais. O projeto terá início por Campo Grande.

Fonte e foto: CAMPO GRANDE NEWS