Tempo para abertura de empresas no Estado diminuiu 88% no período de 4 anos

Mato Grosso do Sul tem batido mensalmente o próprio recorde na abertura de empresas. De janeiro a outubro deste ano, foram abertos 8.265 CNPJs, o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2000. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).

O principal motivo para a expansão empresarial, segundo a gestão estadual, é a redução do tempo para um empreendimento ser consolidado. Conforme os dados da Junta, a modernização dos processos reduziu em 88% o tempo para um CNPJ ser consolidado no Estado.

A digitalização foi iniciada em 2018, mas apenas no ano seguinte todos os processos passaram a tramitar no meio virtual. “Em 2018, o tempo para a abertura de uma empresa era de 44 horas e 3 minutos. Agora, esse processo demora, em média, 5 horas e 23 minutos”, disse o diretor-presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro.

O total acumulado em 10 meses deste ano já corresponde a 89,1% do registrado em todo o ano passado, que foi de 9.273 estabelecimentos abertos. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que os recordes subsequentes na abertura de empresas refletem as mudanças introduzidas na gestão pública e o crescimento econômico do Estado.

Segundo Verruck, em todos os eventos nacionais dos quais participa a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul é citada como referência na redução de custos, na agilidade e na segurança dos processos.

“Hoje, uma empresa é aberta em questão de horas. Basta enviar por meio digital toda a documentação necessária e o empresário recebe no mesmo instante o seu número de registro”, avalia Verruck.

De acordo com o doutor em Economia Michel Constantino, a alta na abertura de empresas é reflexo de um ambiente de negócios mais atrativo. “A Lei de Liberdade Econômica, criada pelo governo federal e implantada em Mato Grosso do Sul, possibilitou a revogação de vários documentos [alvarás e normas] que atrapalhavam a abertura de empresas e dificultava o tempo de abertura, principalmente de pequenos negócios”, relata.

Setores – No período de janeiro a outubro, o setor de serviços foi responsável por 68% dos empreendimentos abertos no Estado, ou 5.627 dos 8.265. Na sequência, o comércio registrou 2.294 novas empresas, ou 28% do total. Já a indústria sul-mato-grossense foi responsável por 344 estabelecimentos.

“A característica de MS sempre foi de ter um número maior de empresas de serviços, são 68% das empresas abertas neste período, o que está um pouco acima da média este ano, que fica entre 63%, no máximo 65%. Então, a gente vê que até este mês o setor de serviços sobrepujou os demais setores”, explica Castro.

Entre os municípios, o destaque vai para a Capital, que lidera o ranking entre os que mais tiveram CNPJs formalizados em 2022. Foram 3.505 estabelecimentos, ou 42% do total, abertos em Campo Grande.

Na sequência, Dourados com 890 empresas; Três Lagoas (344); Ponta Porã (262); Naviraí (203), Chapadão do Sul (169); Ribas do Rio Pardo (157); Corumbá (156); Maracaju (155); e Nova Andradina (138).

O economista destaca que cidades como Ribas do Rio Pardo, que receberá um megaempreendimento, atrai novas empresas. “Os números de abertura de empresas aumentaram muito, se olharmos o cenário de pandemia e guerra internacional. E isso se deu com a atração de investimentos, abertura de grandes investimentos que puxam novas empresas”, resume Constantino.

Castro frisa também que as dez cidades citadas totalizam 5.979 empresas, representando 72% das 8.265. “Nos demais 69 municípios, foram abertas 2.286 empresas, representando 28% das 8.265”, conclui.

Futuro – De acordo com o titular da Semagro, o desafio da nova gestão, que assumirá em 2023, será avançar, tendo em vista o muito que foi feito.

“Mato Grosso do Sul terá o segundo maior crescimento do PIB neste ano e no ano que vem, com a consolidação de investimentos importantes na área da celulose, mineração, processamento de proteínas, seremos o Estado com o maior crescimento do PIB no Brasil. Acima de 5%. Isso vai exigir da Junta Comercial a capacidade de acompanhar o excelente momento da economia, e a Junta está preparada para isso”, finaliza Verruck.

Dados do Ministério da Economia apontam que, de janeiro a setembro deste ano, foram abertas 42.510 empresas em Mato Grosso do Sul, considerando os microempreendedores individuais (MEIs).

O número de empreendimentos em funcionamento no Estado é de 286.557. Em nível nacional, o País possui 20,3 milhões de empresas ativas, das quais 320 mil foram abertas somente em setembro de 2022.

Fonte e foto: Correio do Estado