Com as festas de fim de ano, Policia Militar dá dicas de segurança na hora de ir às compras

Com as festas de fim de ano, Policia Militar dá dicas de segurança na hora de ir às compras

Nesta época do ano, com intenso fluxo de consumidores nas ruas, o crime de furto se tornou o mais comum na região do comércio, em especial o de celulares. Com dinheiro a mais no bolso, muita gente vai às compras e os cuidados com segurança precisam ser redobrados. A Polícia Militar dá dicas importantes que podem impedir que as compras terminem em Boletim de Ocorrência.

O pagamento do décimo terceiro salário e a antecipação da folha de remuneração de dezembro dos servidores estaduais – que será paga no dia 23 -, vão injetar na economia de Mato Grosso do Sul mais de R$ 694 milhões. Além do dinheiro, as festas de fim de ano ajudam a levar os consumidores para as ruas, seja nos shoppings ou no centro da cidade.

Conforme o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PM, o tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento, os crimes mais comuns nesta época do ano são o furto e o roubo, em especial de celulares. O cuidado com bolsas, mochilas e o celular devem ser constantes.

“O crime de furto é um dos crimes que mais acontece no mês de dezembro. E o furto é um crime de oportunidade. Por isso é importante carregar o celular de preferência nos bolsos da frente. Ao usar mochilas, não carregar objetos de valor e deixá-la sempre na parte da frente do corpo. Sempre evitar colocar a carteira em locais de fácil acesso, como bolsos traseiros ou sacolas”, explicou o subcomandante.

Outra atenção especial, segundo Nascimento, é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos e bancos. “O ideal é utilizar cartões, ao invés de dinheiro em espécie. Se houver necessidade de sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos, é importante observar se há pessoas seguindo ou observando”.

Vítima de furto em 2020, a professora Juliana Gimenes garante que agora fica atenta em qualquer situação. “O celular eu carrego dentro da bolsa, mas com a bolsa transversal, na frente do corpo. Já tive o celular roubado porque deixei no bolso de trás da calça. Foi um descuido”, lembra.

Mas as dicas de segurança não são restritas aos consumidores e o subcomandante alerta também comerciantes nesta época do ano. “Os criminosos não atacam apenas consumidores, mas também o comércio. É importante ficar atento quando as lojas estão muito cheias. Outra orientação é para que não deixem muitos produtos expostos nas calçadas, o que acontece com frequência no centro da cidade”.

Confira mais dicas:

  • Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas;
  • Evite fazer compras sozinho e escolha realiza-las durante o dia;
  • Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
  • Evite aglomerações em ruas ou lojas;
  • Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
  • Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
  • Evite retirar a carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento;
  • Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões de cheques;
  • Tenha muito atenção a pessoas estranhas que se aproximam.

Fonte: Luciana Brazil, Sejusp

Foto: Arquivo/MS GOV

 

Deixe um comentário