Prefeitura coloca mais de 400 guardas civis nas ruas para reforçar segurança neste fim de ano

Prefeitura coloca mais de 400 guardas civis nas ruas para reforçar segurança neste fim de ano

Com o objetivo de proporcionar uma maior segurança e como trabalho preventivo em razão das festividades de final de ano, com o Natal e o Ano Novo, a Prefeitura de Campo Grande realiza uma operação especial envolvendo 404 Guardas Civis Metropolitanos. O efetivo está atuando nas sete regiões da cidade desde o dia 7 de dezembro até 7 de janeiro de 2023.

“A Operação Natalina foi pensada devido a expectativa do grande fluxo de pessoas nas diversas regiões da Capital e, principalmente no Centro. Tradicionalmente as pessoas buscam o comércio visando as compras e recreação. Além da segurança das pessoas, a Gerência de Fiscalização de Trânsito realiza trabalho preventivo para garantir um trânsito seguro e ágil”, pontuou a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Além da presença física de GCMs, também são utilizadas câmeras de videomonitoramento, instaladas no quadrilátero central e ao longo de 1.700 metros da Rua 14 de Julho. A guarda civil conta com viaturas de duas e quatro rodas, em patrulhamento preventivo inclusive nos terminais, praças e logradouros. Os terminais receberão atenção especial da segurança pública, tendo em vista o grande número de pessoas que irão circular no mesmo período.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga da Silva Assis, desde o dia 7 de dezembro, quando foi dado início a Operação Natalina, a circulação de pessoas no Centro da cidade teve um aumento de 20% já no primeiro final de semana. “O pagamento do 13º salário dos servidores municipais e trabalhadores das empresas privadas já trouxe as pessoas para o centro da cidade, principalmente no sábado e domingo”, explicou Assis.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), por intermédio da Superintendência do Comando da Guarda Civil Metropolitana (SCGC), fica responsável em proporcionar segurança das pessoas, com ponto base e rondas com emprego de logística, viaturas duas e quatro rodas (motos e veículos), micro-ônibus, monitoramento por câmeras e drones. As ações serão executadas em turno de 12 horas, iniciando às 10h até às 22h.

Com relação à logística, Superintendência do Comando da Guarda Civil Metropolitana empregará 42 viaturas, sendo duas e quatro rodas, 6 bicicletas, além de 1 micro-ônibus de base de apoio, no período previsto.

Fonte e foto: CG Notícias

Deixe um comentário