Empresários participam de workshop sobre varejo e tendências econômicas

Empresários participam de workshop sobre varejo e tendências econômicas

As boas práticas do varejo mundial e as tendências da economia para 2023 foram o tema do workshop GPS “Cenários e Tendências de Mercado”, realizado pelo Sistema Fecomércio MS, por meio do Senac MS, e pelo Sindivarejo Campo Grande, nesta quinta-feira, 2 de setembro.

O evento foi realizado no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, e reuniu mais de 300 pessoas entre entre comerciantes, lideranças empresariais e profissionais ligados ao comércio.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MS- que também preside o Sindivarejo Campo Grande, Edison Araújo, a organização de eventos como esse é fundamental para preparar o empresário para as novas tendências do varejo. “Eles terão acesso ao que já está sendo colocado em prática em outros mercados e que já já estará no Brasil. Para nós, do Sistema comércio, é gratificante participar de momentos importantes de virada de chave para o setor, sempre contribuindo para fomentar nossa economia”.

O secretário-executivo do Sindivarejo CG, Sebastião Conceição, explica que o varejo é muito dinâmico e se antecipar às tendências é estratégico para os negócios. “Neste evento, os participantes tiveram acesso às informações e cases que foram discutidos na NRF, maior feira mundial do varejo, realizada em janeiro deste ano, e também da análise de dois especialistas sobre como podem aplicar em seus negócios”.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, destacou a importância de abordar assuntos da economia mundial e que repercutem no setor, já que toda a dinâmica da cadeia mundial também influencia a atividade do empresariado local. “Trazer os impactos do que já ocorre no varejo mundial e do que está sendo bem feito em outros locais para que nossa classe empresarial, seus executivos e profissionais da área possam utilizar o conhecimento nas suas práticas e melhorando o resultado das organizações”.

O economista da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Guilherme Mercês, e o consultor de varejo, Caio Camargo, conduziram os painéis. Ambos participaram de comitivas que foram até a NRF 2023, a maior feira de varejo do mundo e falaram sobre os cases e cenários que podem ser aplicados ao mercado brasileiro.

Os destaques da edição deste ano foram sobre tecnologia aplicada ao varejo, o que tem deixado o mercado mais competitivo e ofertado diferencial estratégico a quem já está se utilizando das ferramentas adequadas ao seu negócio.

Guilherme Mercês, que abordou o tema “Cenários Econômicos para 2023” explica que os empresários precisam se preparar para um ambiente de negócios mundial mais conturbado do ponto de vista geopolítico. “É importante olhar para as finanças, principalmente na parte de dívidas e tributária, mas ao mesmo tempo se preparar para essa transformação digital, buscando e qualificando a mão de obra”.

O consultor Caio Camargo – que liderou uma comitiva de empresários sul-mato-grossense até os EUA, em janeiro, onde ocorreu a NRF 2023 –  falou sobre  “Aprendizados da NRF 2023 e os desdobramentos para o Varejo Brasileiro”. Segundo ele, durante a Feira, ficou claro que os empresários precisarão se atentar ao novo consumidor, mais impactado com as questões de consciência com o meio ambiente, querendo mais experiências na loja física apesar de estarem fortemente voltados para o digital e que o metaverso, aplicado à experiência, é sim, realidade. “A tecnologia vem para agregar valor para o comerciante e também será a grande aliada para melhorar sua performance. A gente está no varejo olhando muito mais para o básico; fazer o bem-feito, conversar e entender o seu cliente com profundidade”.

Durante o evento, os participantes também conheceram cases de lojas que estão se destacando e, claro, conquistando mais clientes e melhorando suas vendas.

 

Foto: Divulgação Senac MS

 

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