Sebrae oferece mais de 30 mil vagas para o programa Brasil Mais Produtivo

A partir deste mês de julho, começou o novo ciclo do programa Brasil Mais Produtivo. Por até seis meses, um Agente Local de Inovação (ALI) acompanha microempresas e empresas de pequeno porte que querem se tornar mais competitivas no mercado e ter ganhos de produtividade. Por meio de uma metodologia facilitada pelo ALI, as empresas participantes são provocadas a testar e implementar alguma inovação em seu negócio, em um período de até seis meses. Além disso, outras consultorias e soluções do Sebrae são ofertadas sob medida, de acordo com as demandas identificadas ao longo da jornada.

Os interessados em participar, gratuitamente, já podem se inscrever no endereço eletrônico: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo. Neste novo ciclo serão oferecidas mais de 30 mil vagas, sendo 25 mil para as empresas interessadas em aumentar a produtividade por meio de melhorias de práticas gerenciais e/ou otimização da linha de produção (ALI Produtividade) e mais 3,2 mil vagas para empresas que querem realizar a transformação digital do negócio, a partir da implementação de solução diagnosticada durante o programa (ALI Transformação Digital).

A aplicação da metodologia é conduzida por Agentes Locais de Inovação, bolsistas do Sebrae que vão até cada empresa, in loco, e facilitam o processo que conta com 8 etapas. Todo o acompanhamento é feito sem custos para o dono do pequeno negócio, com subsídio de 100% do Sebrae. Atualmente, são mais de 1000 bolsistas em campo em todo o Brasil apoiando as Micro e pequenas empresas a melhorar a produtividade ou dar os primeiros passos na transformação digital.

Até o momento, mais de 120 mil empreendimentos de todo o país já participaram do programa, ao longo de dois anos e meio de atividades. Entre os principais resultados alcançados, destacam-se o aumento médio da produtividade de 22% e ganho real médio do faturamento de 8%, descontando a inflação do período.

Petisco das Gerais

O dono da microempresa Petisco das Gerais, Ronaldo Fernandes, é um dos empreendedores que participaram do programa Brasil Mais Produtivo. Localizada no bairro das Palmeiras, em Belo Horizonte, a pequena fábrica de Ronaldo produz congelados de dadinhos de tapioca, bolinhos de feijão entre outras iguarias. Inicialmente, o empresário mineiro participou da jornada do programa voltada para a transformação digital do negócio. Nesta modalidade, além do acompanhamento pelo Agente, o Sebrae também reembolsa o empresário em até R$ 2 mil para contratar uma ferramenta digital escolhida.

“O impacto foi imediato na redução de tempo. Antes eu fazia tudo manualmente e não sobrava tempo para me dedicar ao negócio como eu gostaria. Por meio do programa, implementei uma ferramenta de ERP que facilita o controle da gestão. Eu consigo acessar tudo pelo meu celular e de qualquer lugar”, contou.

Depois de alcançar resultados positivos, o empresário resolveu participar da jornada de produtividade. Segundo ele, com um melhor controle gerencial, é possível mensurar a capacidade de produtiva e planejar ações para crescer no mercado. “Nós fizemos uma prototipagem com um novo layout da fábrica. Também já temos o fluxo de trabalho definido e sabemos exatamente o que fazer para ter ganhos de produtividade. Com isso já tenho planos de expandir meu atendimento também na região centro-sul de Belo Horizonte”, explicou.

O programa Brasil Mais Produtivo é Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Sebrae, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Saiba mais em: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/.

Fonte: Agência Sebrae