Faturando mais: pequenos negócios reagem com a recuperação da economia

Os indicadores positivos da economia brasileira no primeiro semestre de 2023 estão impulsionando o faturamento dos pequenos negócios. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho, 37% das empresas registraram queda nas receitas – número positivo se comparado à edição anterior do levantamento, de abril, quando o índice bateu os 42%. Ao mesmo tempo, houve um crescimento na proporção de MPE com um faturamento maior (31%, em julho, contra 25%, em abril).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado da pesquisa confirma o diagnóstico de recuperação da economia e mostra mais uma vez a importância dos pequenos negócios.

As micro e pequenas empresas são a principal força motora do país. Elas representam 99% de todos os CNPJ e respondem por aproximadamente 7 em cada 10 novos empregos formais. A melhora no nível de faturamento demonstra que o país está no caminho certo.

Ainda segundo Décio Lima, medidas como o programa “Desenrola”, que deve recuperar o poder de compra das famílias e o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras públicas governamentais, previsto inclusive no PAC, deve incrementar ainda mais o otimismo dos empreendedores que vão aumentar os investimentos e gerar ainda mais empregos. “Quando o presidente Lula diz que colocar de novo o povo no orçamento é a fórmula correta para que todos possam crescer, os resultados na economia são fantásticos para o Brasil”, conclui.

A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios mostra que além de uma redução no volume de empresas que ainda verificam perda de faturamento, houve uma queda na variação média desse resultado negativo. Em abril deste ano, em média, a perda de receita dos pequenos negócios era de -10%. Em julho, essa variação caiu para -4%.

O levantamento do Sebrae sinaliza também que a recuperação do faturamento foi mais forte no setor de Serviços. Entre as 6 atividades que apresentaram aumento nas receitas em julho, cinco estão nesse segmento: academias e atividades físicas (8,4%), serviços pessoais (6,2%), educação (3,8%), serviços empresariais (2,4%) e saúde (1,5%). No setor da Indústria, o destaque foi a indústria alimentícia, com um aumento de 7,4% no faturamento.

Principais números da pesquisa

• Caiu de 42%, em abril, para 37%, na última pesquisa, a proporção de empresários que apontaram queda de faturamento.
  • 31% dos pequenos negócios tiveram um aumento de faturamento em julho. Em abril, esse resultado era de 25%.
  • A perda média em julho de 2023 foi de -4%.

Acesse abaixo o infográfico da pesquisa:

pulso-faturamento-ago-2023.

Fonte: Agência Sebrae