Campo Grande é a 2ª. Melhor capital do País no ranking Cidades Amigas do 5 G

Campo Grande é a 2ª. Melhor capital do País no ranking Cidades Amigas do 5 G

A capital sul-mato-grossense é mais uma vez destaque no Ranking Cidades Amigas do 5G. O resultado da oitava edição do prêmio foi divulgado pela Conexis Brasil Digital durante o Painel Telebrasil Summit 2023 e aponta a Cidade Morena como a vice-campeã entre as capitais.

O levantamento tem como objetivo identificar ações e políticas implementadas pelos municípios para estimular e facilitar a oferta e expansão de serviços de telecomunicações no país. Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

Em 2020 foi criado um grupo técnico da Prefeitura de Campo Grande, com o objetivo de iniciar os estudos para atualização da legislação municipal e permitir a chegada da nova tecnologia.

Em outubro de 2022, a cidade foi reconhecida como a capital brasileira mais preparada para receber a nova tecnologia, ficando à frente de cidades como Florianópolis, Rio Branco, Porto Alegre e João Pessoa.

Dentre as medidas voltadas à desburocratização de processos e oferta de uma melhor experiência aos usuários, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) criou um site com informações importantes relacionadas à tecnologia.

“Nesse site, o 5g.campogrande.ms.gov.br, disponibilizamos legislações vigentes, lista com os modelos de celulares certificados para receber a tecnologia autorizados pela Anatel e uma área com as principais perguntas e respostas mais buscadas sobre o assunto. Nessa plataforma tem também uma aba para que as operadoras disponibilizem e mantenham atualizadas as informações sobre a geolocalização dos equipamentos, conforme vão sendo instalados, bem como realizem de forma digital os pedidos para instalação de novas antenas, algo que antes era feito por meio de papel”, salienta o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Além de conquistar o segundo lugar entre as capitais, Campo Grande ganhou 18 posições na classificação geral, saindo da 32ª colocação ocupada na edição 2022 para a décima quarta neste ano.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que tem sido realizado em Campo Grande. Nós temos uma das legislações mais atualizadas do país em relação a telecomunicações. Fomos, inclusive, uma das primeiras capitais do Brasil a atualizar a legislação para permitir que o sinal 5G chegasse. E todo esse empenho fez com que saltássemos da 45ª posição em 2020 para a 14ª colocação”, frisa a Prefeita Adriane Lopes.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Foto: Ana Paula Fernandes

Deixe um comentário