Com foco na qualificação, Senac MS e governo realizam parceria para capacitação gratuita em TI

Com foco na qualificação profissional de jovens na área da Tecnologia da Informação (TI), o Senac MS e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), firmaram uma parceria para o programa “Voucher Desenvolvedor”, que vai capacitar 540 pessoas, de forma gratuita, no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

A iniciativa surgiu para suprir uma demanda por profissionais qualificados na área. A maior parte das vagas (400) é exclusiva para os alunos que concluíram ou estejam cursando o ensino médio na rede pública de ensino, e as demais (140) serão disponibilizadas para o público em geral. As vagas são para todas as unidades do Senac no Estado, nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

O mercado de TI é um dos segmentos com maior número de vagas disponíveis no mercado de trabalho, além de boa remuneração, tendência de originar novas profissões e carreiras, mercado aquecido e em constante expansão. O profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é responsável pelo desenvolvimento de sistemas web, mobile e desktop, e nesse contexto realiza a análise de requisitos, desenvolve, testa e publica as aplicações. Executa operações de manutenção de aplicações já desenvolvidas, fornece suporte junto ao usuário e auxilia na gestão dos projetos de Tecnologia da Informação.

“É uma excelente oportunidade para os jovens, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio, de iniciar uma formação e se capacitar em uma área que cresce a cada ano. E também para quem busca uma oportunidade de qualificação gratuita. São inúmeras possibilidades de atuação no mercado, com bons salários e pouca concorrência, além da possibilidade de trabalhar para qualquer empresa no mundo, de forma remota, na modalidade home office. Queremos proporcionar qualificação gratuita aos jovens de MS e preparar mão de obra especializada para o mercado de TI”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

O objetivo do programa é gerar empregos qualificados para os cidadãos sul-mato-grossenses, evitando que as empresas tenham que buscar em outros estados profissionais qualificados para ocupar as oportunidades locais de trabalho. As empresas que atuam no segmento no Estado foram ouvidas para orientar a formação, de acordo com a necessidade do mercado e garantir a empregabilidade dos alunos do programa.

“O Voucher Desenvolvedor vai qualificar profissionais para atuarem em uma das áreas com maior empregabilidade na atualidade, que é o segmento de tecnologia da informação. Nosso foco inicial é suprir uma demanda crescente por desenvolvedores de sistemas que temos recebido das empresas instaladas em nosso Estado e proporcionar aos jovens sul-mato-grossenses essa oportunidade de emprego. É uma ação alinhada com a meta do governo, de transformar Mato Grosso do Sul em um estado inclusivo, verde, próspero e digital”, comenta o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Poderão participar do Voucher Desenvolvedor estudantes regularmente matriculados nas instituições públicas de ensino de Mato Grosso do Sul, nas séries do ensino médio (1º, 2º ou 3º anos), desde que em 2024 estejam matriculados, no mínimo, no 2º ano do ensino médio, e pessoas que estejam concluindo o ensino médio em 2023 e/ou que já tenham concluído o ensino médio, na rede pública ou privada, e que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos.

“Essa é uma importante parceria que visa a qualificação dos jovens interessados na área da tecnologia. O programa vai beneficiar os estudantes que estão cursando o 2º e o 3º anos do Ensino Médio da rede pública, abrindo a possibilidade de atuação em um segmento que cresce rapidamente. Se trata de mais uma iniciativa do governo do Estado, que se junta às diversas ofertas de cursos já existentes na rede estadual de ensino, visando ampliar – ainda mais – as opções para os nossos estudantes que desejam ingressar na educação profissional”, afirma o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

As inscrições tiveram início nesta terça-feira (21) e seguem até o dia 19 de janeiro. A prova de avaliação será realizada dia 28 de janeiro. Para mais informações acesse o site: http://ms.senac.br/voucherdev.