Índice de famílias endividadas aumenta em Campo Grande

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da CNC (Confederação Nacional do Comércio e Bens, Serviços e Turismo) aponta que em novembro o índice de famílias endividadas em Campo Grande aumentou e atingiu 61,2%, contra 60,3% em outubro. Também é maior se comparado com novembro do ano passado, 60,9%.

A economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, explica que o endividamento é diferente da inadimplência, portanto um indicador de quanto os consumidores estão comprando à prazo. “Tivemos o Dia das Crianças, a Black Friday e os parcelamentos correspondem a uma fatia significativa das compras. A recuperação do crédito também reflete este cenário”, avalia.

São consideradas endividadas todas as pessoas que têm contas parceladas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Dos entrevistados na PEIC de novembro, 27,7% informaram que têm dívidas em atraso, contra 26,9% em outubro. Por outro lado, o índice dos que indicam que não terão condições de pagar caiu de 12,4% a 11,4%.

O cartão de crédito continua sendo o principal meio de endividamento, apontado por 70,6%, seguido dos carnês (18,2%), financiamentos de casa (8,1%) e carro (6,2%).

Confira o estudo peic_11_2023: