IR 2024: RFB alerta sobre sites e aplicativos falsos na hora de fazer a declaração

Com a abertura do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 a Receita Federal alerta para a proliferação de sites e aplicativos fraudulentos.

Desde a última sexta-feira (15), quando os contribuintes passaram a poder prestar contas ao Leão, já surgiram diversas tentativas de golpes virtuais.

De acordo com informações da Receita Federal, páginas fraudulentas e campanhas maliciosas têm sido identificadas, com o intuito de induzir os usuários a instalar aplicativos falsos para pegar as informações dos contribuintes.

Essas armadilhas têm sido detectadas tanto em dispositivos móveis com sistema Android quanto em aparelhos com sistema iOS. O alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

A orientação é que os contribuintes baixem exclusivamente o programa de declaração disponibilizado no site oficial da Receita Federal. Este é o canal seguro para realizar o processo de declaração, inclusive de forma online.

Os links para download do aplicativo oficial podem ser encontrados na página da Receita Federal, garantindo assim a segurança dos dados e evitando possíveis fraudes.

Além disso, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) ressalta que todas as informações relevantes sobre o Imposto de Renda estão concentradas na página oficial da Receita Federal, oferecendo um ambiente confiável para esclarecer dúvidas e orientar os contribuintes.

Embora a opção de declaração online ou via aplicativo para dispositivos móveis seja prática, é importante destacar que esses canais apresentam algumas limitações.

Caso não seja viável realizar a declaração por meio desses meios, é recomendado que o contribuinte faça o download do programa e o instale em seu computador, acessível por meio do endereço oficial fornecido pela Receita Federal.

Com a crescente sofisticação dos golpes virtuais, é essencial que os contribuintes estejam sempre atentos à segurança de seus dados pessoais e financeiros, adotando medidas preventivas como a verificação da procedência dos sites e aplicativos utilizados para realizar a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Portal Contábeis