Sindivarejo CG promove encontro com setor ótico para discutir demandas do setor

Campo Grande tem mais de 500 empresas no ramo de óticas, um setor que gera emprego, renda e é considerado serviço essencial desde 2021. Para discutir ações e os desafios do segmento, o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, em parceria com o Senac MS, promoveu o Encontro “Olhar Legal: Organização e Legalidade no Ramo Óptico”, realizado no auditório do Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande. O evento reuniu cerca de 30 empresários e contou com a presença da representante do Conselho dos Consumidores pela Fecomércio MS, Rosemeire Cecília da Costa, que é também presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia (Conacen).

Ela abordou temas como pirataria no ramo de óticas, o comércio de vendas casadas, produtos piratas e seus os impactos econômicos e à saúde.

Para Ana Paula Simiano, que representou a Ótica Ellos que está no mercado há 42 anos, os temas foram essenciais e destaca a importância da união da classe para combater os principais desafios do setor. “É preciso discutir também a ética, tanto em relação aos produtos comercializados quanto pelos profissionais que atuam no mercado”.

Para Rosângela Padilha de Ávila Nogueira, da Ótica Seiko, que atua há 35 anos na Capital, o evento foi extremamente relevante para o setor. “É preciso alinhamentos sobre a prática de venda saudável e benéfica para o empresário e o consumidor final. A discussão da venda casada, prática ilegal e abusiva também acendeu uma expectativa de cobrança e sanções por parte dos agentes fiscalizadores”, explica. “A Classe está se unindo para reivindicar o controle e a fiscalização a fim de favorecer as vendas, bem como todos trabalharem de forma legal, garantindo o direito de todos”, avalia a empresária.

O secretário-executivo do Sindivarejo Campo Grande, Sebastião Conceição, reafirma o papel do sindicato empresarial. “Nós somos os interlocutores dos empresários, na defesa dos seus interesses e em suas demandas. É importante ter esse olhar sensível para as necessidades de cada segmento, pois fortalecendo os comerciantes, estamos contribuindo para fomentar a economia da nossa cidade e ainda temos o compromisso social de alertar a sociedade quando aos riscos da saúde da visão na compra de produtos sem procedência”.