Sindivarejo CG participa de reunião do CMDU sobre Plano Diretor

Na última quarta-feira (20.09), ocorreu a reunião ordinária, realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU), com presença da diretora-presidente da Agencia Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues. O Sindivarejo CG é uma das entidades que participam das discussões e foi representado por seu executivo, Sebastião da Conceição.

Uma das principais pautas apresentadas e debatidas pelo conselho, foi a apresentação do conceito metodológico e a participação da população no processo de revisão Plano Diretor de Campo Grande, MS, com a finalidade de colher subsídios para a modelagem final do projeto de lei.

De acordo com a Constituição Federal (art. 182), o Plano Diretor Participativo é um dos principais instrumentos da política de desenvolvimento e de expansão urbana de um município, e deve funcionar como um pacto da sociedade para, a partir de uma leitura coletiva da realidade local, buscar o desenvolvimento e a promoção da função social das cidades.

Os trabalhos de revisão do Plano Diretor do Município tiveram início em 2006 e agora entram na sua reta final.  Dando continuidade aos trabalhos da URBITEC, durante este ano, a (Planurb) em parceria com a Fundação FAPEC e o Observatório de Arquitetura e Urbanismo da (UFMS), realizaram Leituras Comunitárias nos 74 bairros e mais dois distritos (Anhanduí e Rochedinho), além de 14 Audiências Públicas nas 7 regiões urbanas, e nos dois distritos (Anhanduí e Rochedinho) da municipalidade.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização CMDU é um órgão consultivo, fiscalizador e proponente da Prefeitura Municipal de Campo Grande. No início de outubro em audiência pública na câmara dos vereadores de Campo Grande.

Para acompanhar o andamento dos trabalhos pelos sites: http://planodiretorcampogrande.com.br/ http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/

• Com informações da assessoria de imprensa da Planurb