Março Verde / Campanha de Conscientização em Saúde Visual

Março Verde / Campanha de Conscientização em Saúde Visual

  • Post Author:
  • Post Category:destaque
23 de Março é comemorado o Dia Mundial da Optometria
 

Março Verde é uma Campanha de Conscientização em Saúde Visual realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO em parceria com o World Council of Optometry – WCO, Associação Latino Americana de Optometria e Óptica – ALDOO, e entidades estaduais filiadas, em atenção aos mais de 96 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 6 milhões de crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de atenção primária em saúde visual e ocular, a exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista.
A Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.
O Optometrista é o profissional da área da saúde, não médica, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Ele é o profissional capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever óculos, lentes de contato e terapias que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, ambliopia, daltonismo) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.
É sabido que a baixa qualidade visual gera um impacto negativo no desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e da nação, provocando, dentre outros males os problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida. Para tanto, a campanha tem como objetivo principal promover uma mudança de paradigma quanto ao cuidado com a visão, com foco na atuação preventiva, através do Optometrista.
O verde da campanha simboliza a saúde e o mês de março foi escolhido em homenagem ao Dia Mundial da Optometria, comemorado no dia 23 de março, lembrando da importância deste profissional essencial ao cuidado primário da saúde visual e ocular da população
Fonte:Opticanet