Intenção de consumo do campo-grandense apresenta terceira queda consecutiva

Neste mês de julho a ICF (Intenção de Consumo das Famílias) de Campo Grande apresentou a terceira queda consecutiva, conforme mostra pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De 99,1 pontos em junho, o índice caiu para 97,8 pontos neste mês.

Segundo a pesquisa, os consumidores estão mais seguros em relação à situação atual do emprego (37,8%) e a maioria tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses (62,7%). Já em relação à renda atual, 54,6% afirmam que está igual ao ano passado e 26% disseram estar melhor que o mesmo período do ano anterior.

Dos sete indicadores apurados, apenas três apresentaram índices positivos: a perspectiva de consumo (1,4%), compra a prazo (acesso ao crédito), com 0,8%, e emprego atual (0,2%). O menor índice foi registrado pelo nível de consumo atual (-5,2%), seguido por renda atual (-4,3%), momento para duráveis (-2,8%) e perspectiva profissional (-0,7%).

“Apesar do campo-grandense estar consumindo menos, a perspectiva é positiva para os próximos meses e isso é um dado animador. O índice positivo relacionado à situação atual do emprego também é importante, pois demonstra que o consumidor está mais seguro e pode voltar a comprar, mesmo que de forma parcelada”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Confira a pesquisa na íntegra:

ICF_CG Julho

Fonte: IPF/MS