Consumidor poderá customizar planos de seguros

Consumidor poderá customizar planos de seguros

  • Post Author:
  • Post Category:destaque

Imagine que você tem uma casa na qual mora seis meses por ano, já que precisa viajar pelos outros seis. Até semana passada, para garantir a segurança do lugar você precisaria fazer uma apólice de seguro anual. Hoje, você só faz apólice anual, se quiser.

Na última quinta-feira (29), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou uma circular que traz as normas gerais para a customização dos planos de seguro com vigência reduzida de contrato e período intermitente. Isto é: o plano de seguro vai se adaptar à conveniência do consumidor.

“Citando como exemplo o seguro de automóvel, um dos mais populares do país, o segurado terá a opção “liga-desliga” quando comprar o produto ou mesmo optar por intervalos de contratação diferentes da praxe do mercado, que é o plano anual”, explica o diretor da Susep Rafael Scherre.

O normativo da Susep informa que a vigência reduzida se aplica a períodos que podem ser fixados em meses, dias, horas, minutos ou a viagens, trechos e a quaisquer outros critérios estabelecidos no plano de seguro. Já o período intermitente levará em conta os critérios de interrupção e recomeço da validade da apólice, bem como a inclusão ou a exclusão de riscos.

Praticidade

A redução da burocracia é outra facilidade apontada pelos profissionais do setor: o seguro intermitente é oferecido e contratado pela internet.

“É um passo à frente no marco regulatório do setor de seguros e uma inovação importante, permitindo aos segurados a contratação das garantias pelos períodos desejados. A normativa estimula iniciativas voltadas para ampliar a base de segurados e facilitar a distribuição de seguros por meios remotos”, afirma, em nota, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Essa modalidade de seguro por prazo definido inclui seguros de vida, de objetos rastreáveis – como bicicletas – e de imóveis. Arthur Ricci de Carvalho, diretor de operações da Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, também valoriza o fato de o sistema oferecer coberturas que cabem no bolso de cada cliente. A seguradora oferece produtos de Seguro Auto a partir de R$ 50.

“Como o seguro é totalmente personalizado, o preço será definido de acordo com as opções de serviços e utilizações que o cliente escolher no momento da contratação”, explica.

Fonte: Destak Jornal