Dobra o consumo para o Dia dos Namorados em 2021 na capital, aponta pesquisa

O comércio de Campo Grande vai receber um aporte de R$46,59 milhões em vendas para o Dia dos Namorados. O valor é 48% a mais do que o registrado em 2020. O valor chama a atenção e para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, pode indicar o quanto a economia estava parada no ano passado nessa mesma época. “Foi um período onde todos ficaram estagnados sem saber os próximos passos e, por isso, seguraram um pouco o orçamento. Parece que a situação está um pouco diferente do ponto de vista econômico, ao menos para os enamorados”.

De acordo com a pesquisa, serão gastos R$ 26,78 milhões em presentes e R$ 19,82 milhões com comemorações. O valor médio do presente será de R$ R$ 141,15 e os gastos com comemorações, em média, R$ 126,78. Entre os que responderam ao questionário, 41% afirmaram que vão fazer algum tipo de comemoração, 4 p.p. a mais do que o ano passado.

Edison Araújo, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, explica que o momento é importante para os empresários cativarem os clientes, mostrarem maior mix de produto e atualizarem os cadastros, para continuar a ofertartarem outras promoções nos mais variados canais. “O pós venda é uma fase significativa na jornada de compra do cliente e também pode ser usado para o empresário encantar e fidelizar novos compradores, fazendo contato por listas de transmissão de whattsapp ou mesmo redes sociais”.

Presentes – A pesquisa mostra que calçados (23%), bolsas e acessórios (18%) e roupas (16%) serão os itens de compra preferidos dos enamorados. Para efetivar a venda, os comerciantes devem observar os fatores que – segundos os entrevistados – vão determinar a venda: busca de medidas sanitárias pela empresa (determinantes para 52% dos que responderam a pesquisa), 46% vão pelo atendimento e 14% querem variedade. O meio de pagamento mais citado é o dinheiro ou cartão de débito (45%).

A pesquisa foi realizada no período de 3 a 17 de maio, por telefone, com 356 pessoas, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS), Sebrae MS e apoio do Sindivarejo Campo grande.

Veja a pesquisa completa : Dia dos namorados 2021 – Campo Grande