Número de famílias endividadas na Capital tem leve recuo em novembro

Os indicadores de endividamento e inadimplência em Campo Grande diminuíram segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

De acordo com a pesquisa, o índice de famílias com contas parceladas, como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, ficou em 60,9% em novembro ante 62,4% em outubro. Em novembro de 2021 esse índice era de 63,7%.

“Observem que o indicador das famílias que estavam com as contas em atraso não diminui (30%) e o das que não têm condições de pagar teve leve redução para 12,6% em novembro em relação aos 13,1% de outubro. Isso sinaliza um ponto de atenção para a próxima pesquisa, para observarmos se com a entrada do décimo-terceiro, por exemplo, as pessoas recuperaram o crédito”, aponta a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dede de Oliveira.

O cartão de crédito continua sendo o maior vilão do orçamento doméstico, responsável por 64,2% das dívidas dos campo-grandenses, seguido pelos carnês (21,2%) e o financiamento de carro (9,4%). Em média, as famílias estão há 36 semanas comprometidas com as dívidas.

Confira a pesquisa completa: peic novembro