Palestra fala sobre a rastreabilidade das transações do PIX pelo Fisco, em CG

Palestra fala sobre a rastreabilidade das transações do PIX pelo Fisco, em CG

Rastreabilidade. Essa é uma das palavras que vai nortear as transações financeiras nos próximos anos e, por isso, contadores e empresários devem entender como ficará o ecossistema contábil e se anteciparem aos impactos tributários negativos.  O tema foi debatido nesta terça-feira, 18, durante palestra promovida pelo Sindivarejo Campo Grande, BSSP Educacional e SESCON MS, com o tema “Malhas fiscais do PIX e demais pagamentos digitais”, com o especialista em planejamento tributário, Edgar Madruga.

Ele destacou, ainda como o fisco irá monitorar transações bancárias e o crescimento patrimonial de pessoas físicas e jurídicas, principalmente em relação às movimentações do PIX, conforme parágrafo 5º do convênio ICMS 166/2022 que dispõe sobre o fornecimento de informações prestadas por instituições e intermediadores financeiros e de pagamento, integrantes ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB, relativo às transações com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo e demais instrumentos de pagamento eletrônicos, bem como sobre o fornecimento de informações prestadas por intermediadores de serviços e de negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas, realizadas por pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física – CPF.

“Desta forma, alguns negócios que tinham uma modelagem, precisam ser repensados sob o aspecto de gestão de risco, sob o aspecto da rastreabilidade”, explica o especialista. “O Fisco tem 100% das moedas digitais nas mãos dele e isso independe do empresário tirar ou não nota. O Fisco tem a informação do financeiro e, a partir disso, vai te cobrar impostos ou qualquer outra ação a partir desse dado”, alerta.

Para  Edgar Madruga, a importância de conhecer esse ecossistema é fundamental para se fazer um planejamento tributário com uso de inteligência fiscal”.

Pós-graduação – Durante o evento foi também lançado ao MBA Contabilidade, Compliance e Direito Tributário ofertado pela BSSP Educacional, com apoio da Fundação Escola de Governo de MS.

Quem quiser mais informações, deve ligar no (67) 99940-7280 .

Deixe um comentário