Evento discute os caminhos do comércio e da atuação sindical empresarial em Brasília
Sindivarejo Campo Grande participa das ações integradas realizadas no Sistema potencializando resultados e fortalecendo os sindicatos

Evento discute os caminhos do comércio e da atuação sindical empresarial em Brasília

Na próxima semana, entre os dias 10 a 14 de julho, representantes empresariais participam de dois eventos importantes para a atuação sindical de todo País: o Conecta e o Sicomércio 2023, a serem realizados em Brasília e que reunirá as Federações do Comércio e Sindicatos do Comércio. Mato Grosso do Sul estará representado por uma delegação composta pela Fecomércio MS, Sindivarejo Campo Grande, por meio do seu presidente, Edison Araújo, vice-presidente Adilson Puertes, e o secretário-executivo, Sebastião Conceição, além de outros 10 sindicatos patronais, totalizando 23 participantes.

O Conecta é um evento voltado para presidentes de as federações. A programação contará com palestras sobre “Pesquisas de Imagem”, “tendências e Impactos Tecnológicos no Comércio e no Turismo” e discussões sobre boas práticas e atualizações sobre os temas de atuação das entidades: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios.

“É um momento importante para todo Sistema Comércio, onde alinhamos nossas práticas e discutimos ações e iniciativas para serem implementadas nos nossos Estados”, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo. “Um espaço reservado para que todas as Federações, juntamente com seus filiados, discutam sobre a reorganização sindical empresarial, seus desafios e soluções para o comércio, sempre com foco em gestão, economia, tecnologia e, claro, negociações coletivas, tudo em um contexto de novas perspectivas de negócios para o comércio de bens, serviços e do turismo”.

Boas práticas – Já o Sicomércio é um evento voltado para os sindicatos patronais. Ele será realizado entre os dias 11 a 14 de julho, e participam – além dos presidentes de sindicatos, os executivos, bem como gestores das Federações. A palestra de abertura é com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

Durante os quatro dias de eventos, os participantes terão palestras sobre negociações coletivas, networking, ESG, sustentabilidade, legislação e troca de experiências. Também serão apresentados cases de sucesso para serem compartilhados entre as Federações e sindicatos.

Mato Grosso do Sul teve dois cases que serão apresentados. Eles foram escolhidos entre 250 boas práticas apresentadas por sindicatos e Federações todo País.

O gerente de relações sindicais, Fernando Camilo, e gerente do departamento de gestão estratégica da Fecomércio MS, Reginaldo Henrique Soares de Lima, irão falar sobre “A atuação Sindical Integrada”, trabalho desenvolvido que visa potencializar ações do Sistema Comércio, fortalecer os sindicatos, otimizar recursos e melhorar a imagem perante os representados. “Tem, como base, as informações de pesquisas de satisfação, levantamento de necessidades e expectativas das partes interessadas, plano de melhoria do Sistema de Excelência em Gestão Sindical/Atena e do Modelo de Excelência da Gestão – MEG; Processo de Benchmarking com outras Federações, lições aprendidas em congressos e eventos, especialmente os do Sistema Comércio, bem como as avaliações de consenso do SEGS”, explica Reginaldo. “Às vezes dá impressão que sozinho vamos mais rápidos, mas “juntos somos mais fortes”, analisa.

O presidente do SEAC – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS, Daniel Amado Felício, que também ocupa o cargo de 2º. Vice-presidente na Federação, irá apresentar o trabalho junto ao Instituto de Formação Profissional em Asseio e Conservação (PROFAC). A secretária executiva Ilkêmia Figueiredo também participará da apresentação.

O Instituto Profac é uma escola profissionalizante voltada para qualificar profissionais do segmento de asseio e conservação com cursos ofertados nas modalidades presencial, EAD e In Company. Atende cerca de 150 alunos por mês que nasceu da iniciativa e necessidade dos próprios filiados ao SEAC que, há 10 anos, uniram esforços e, por meio de contribuição à parte do que é estipulado pela legislação, arrecadaram valores específicos para a compra e construção do imóvel onde hoje funciona o prédio, cujo terreno conta com 453 m² e, de área construída, 179 m. “A escola conta com dois auditórios, banheiros com acessibilidade, espaço para coffe break, laboratório prático com ambiente simulado que pode ser adaptado às aulas. Enfim, toda estrutura necessária de máquinas e equipamentos para atendimento ao aluno e uma melhor aprendizagem do profissional do setor”, conta Daniel.

 

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