Advogado da CNC destaca prerrogativas de atuação dos sindicatos no Conecta

O advogado da Diretoria Jurídica e Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Roberto Lopes falou sobre diretrizes e orientações sobre a representação dos interesses patronais, no painel Aperfeiçoamento dos Dirigentes Sindicais.

A palestra fez parte da programação do primeiro dia do Conecta 2023, que acontece nos dias 10 e 11 de julho, um evento realizado pela CNC para Federações que integram o Sistema Comércio, com participações dos sindicatos filiados, além do Sesc e do Senac, a fim de promover o debate dos principais temas relacionados à atuação das entidades.

Segundo Roberto Lopes, o Aperfeiçoamento dos Dirigentes Sindicais é um programa que a CNC estabeleceu para orientar dirigentes das Federações e sindicatos do Sistema Comércio sobre o funcionamento da organização sindical brasileira. “É fundamental colocar em pauta para esse público específico, falarmos sobre quais medidas um sindicato pode e não pode tomar dentro de suas prerrogativas, bem como os limites de suas representações, dentre outros temas importantes para o nosso trabalho”, afirmou.

O advogado destacou também que “é importante que esse conhecimento chegue aos dirigentes de entidades do Sistema S e aos empresários, que são os principais clientes no sistema sindical”, ao apresentar aspectos legais de atuação, determinados pela legislação sindical.

Fonte:CNC